A saída de Dorival Júnior para a Seleção Brasileira deixou uma lacuna no planejamento da temporada atual para o São Paulo. Atual campeão da Copa do Brasil, o time segue em busca de um novo treinador.
Porém, o mercado de transferências não está nada fácil. Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, teria sido o primeiro a ser procurado pela direção do clube paulista. No entanto, o argentino recusou prontamente a proposta.
Outro nome que foi procurado pela direção teria sido o de Pedro Caixinha, técnico português que está no Red Bull Bragantino. Ele também teria negado quaisquer conversas com o São Paulo. Muricy foi descartado.
Diante disso, o time segue em busca de um novo comandante e abriu conversas com o treinador campeão da Copa Sul-Americana 2023. Outros dois nomes também foram analisados pela diretoria do Tricolor do Morumbi.
Luis Zubeldi na mira do Tricolor
De acordo com o ge, o São Paulo iniciou as negociações com o treinador argentino Luis Zubeldia, considerado um dos nomes mais fortes à posição deixada por Dorival Júnior.
Zubeldia, com 42 anos, está sem clube desde sua saída da LDU, do Equador, no final de 2023. Com o clube equatoriano, foi campeão da Copa Sul-Americana na temporada passada.
Atualmente, a diretoria do clube está analisando nomes e realizando consultas para avaliar as condições de uma possível negociação. O contato entre o Tricolor e Zubeldia foi divulgado pelo jornalista André Hernan e confirmado pelo ge.
Outros nomes
Recentemente, alguns nomes foram associados ao clube, além de Luis Zubeldia. Dessa forma, na lista divulgada pelo Lance!, alguns nomes são os de Thiago Carpini, do Juventude, e o português António Oliveira, atualmente no Cuiabá.
Os dois treinadores apresentam perfis semelhantes, inclusive na maneira como estruturam suas equipes. No entanto, nenhum dos candidatos pode ser considerado uma continuidade do estilo de trabalho desenvolvido por Dorival no São Paulo.
As diferenças começam nas prioridades de cada técnico: enquanto o atual treinador da Seleção Brasileira valoriza equipes ofensivas que controlam a posse de bola, seus potenciais substitutos destacam a organização defensiva e o ataque por meio de transições (ou contra-ataques).
Sugestão de Cicinho
Durante o Arena SBT, o ex-Real Madrid Cicinho falou sobre um possível candidato para substituir Dorival Júnior. Segundo o comentarista, Filipe Luís, que se aposentou recentemente no Flamengo, poderia assumir os comandos técnicos do São Paulo.
“Hoje, a galera vai me achar maluco. Hoje, eu tendo o Muricy, que não vai assumir, acredito eu, traria o Filipe Luís, que negou a seleção brasileira. Você tem o Muricy, um cara extremamente estudioso, e um time que quer fazer a diferença…é o momento de apostar”, explicou Cicinho.
Porém, a sugestão do ex-jogador pode não ser tão fácil de ser concretizada. Recentemente, Filipe Luís recusou um convite da CBF para assumir o cargo de coordenador técnico da seleção brasileira.
O ex-Flamengo permanece disponível no mercado. No entanto, de acordo com informações de Mendel Bydlowski, repórter dos canais ESPN, o São Paulo está em busca de um treinador estrangeiro, preferencialmente português. Ou seja, não existem sondagens confirmadas pelo ex-jogador.