Nesta terça-feira (9), o São Paulo concluiu a contratação do atacante Ferreirinha, de 26 anos. O jogador estava no Grêmio, onde foi revelado e deslanchou em sua carreira.
De acordo com informações da ESPN, o jogador viajou a São Paulo na última segunda-feira (8). Ao chegar no estado, se apresentou ao Tricolor, passou por exames médicos na manhã desta terça-feira e foi aprovado.
Na tarde de terça-feira, o clube tricolor aproveitou para anunciar a nova contratação. O contrato de Ferreirinha é válido até 31 de dezembro de 2027.
São Paulo anuncia a contratação de Ferreirinha
O anúncio feito pelo clube em uma rede social revelou detalhes de uma festa de aniversário de Ferreira em janeiro de 2008. O tema, surpreendentemente, foi seu novo clube, o Tricolor.
Na publicação, o jogador aparece agora como reforço do São Paulo, vestindo o uniforme do clube. “Essa é a história de um sonho realizado”, disse o jogador.
O ponta Aldemir dos Santos Ferreira, conhecido como Ferreirinha, foi a camisa 10 do Grêmio nas últimas temporadas. O jogador teve 35% de seus direitos econômicos adquiridos pelo São Paulo. O Tricolor realizará o pagamento de 1,5 milhão de euros (equivalente a cerca de R$ 8 milhões).
Carreira de Ferreira
Ferreirinha, natural de Dourados, no Mato Grosso do Sul, possuía contrato com o Grêmio até o final de 2024. Desenvolvido nas categorias de base do Grêmio, ele surgiu na equipe principal em 2020.
Na época, já colecionava passagens por empréstimo por Cianorte-PR e Aimoré-RS. Desde então, acumulou 148 jogos oficiais, com 25 gols marcados. Foi titular do time gremista ao longo de 2023, atuando ao lado de Luis Suárez.
Na temporada anterior, Ferreirinha participou de 40 jogos, contribuindo com sete gols e seis assistências. Ao longo de todas as competições, esteve em campo como titular em 13 partidas e entrou como substituto em 27.
Seu desempenho mais destacado foi em 2021, quando disputou 52 jogos, marcou 14 gols e proporcionou outras 13 assistências pelo Grêmio.
Foco do São Paulo
Com a contratação do atacante já fechada, o São Paulo tem apenas uma prioridade no mercado de transferências: encontrar um substituto para Dorival Júnior. O técnico deixou o Tricolor do Morumbi para comandar a Seleção Brasileira.
Vale destacar que o São Paulo já sondou dois treinadores que atuam no futebol brasileiro. O primeiro foi Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza. No entanto, o argentino não quis iniciar as conversas com o clube paulista. Da mesma forma, o time cogitou Pedro Caixinha, do Bragantino, que também recusou quaisquer propostas.
Luis Zubeldia, ex-técnico da LDU, é uma das opções consideradas pelo São Paulo, que está avaliando outros nomes antes de prosseguir com as negociações. O que se sabe é que o time quer, por ora, a contratação de um treinador estrangeiro, principalmente do futebol português.
Outros nomes estão sendo analisados pela diretoria do clube. O presidente Julio Casares falou brevemente sobre o assunto e aproveitou para negar que Muricy Ramalho, coordenador do departamento de futebol do São Paulo, assumirá o posto deixado por Dorival Júnior.