A terça-feira (30) não trouxe boas notícias para o São Paulo. O clube confirmou, no fim da tarde, que o lateral-esquerdo Welington fez exames de imagem que diagnosticaram uma lesão ligamentar no tornozelo direito.
Vale destacar que o camisa 6 já iniciou o processo de recuperação e passa a ser desfalque por tempo indeterminado.
Já Pablo Maia, após ser avaliado por especialistas em lesões de isquiotibiais, precisará passar por uma cirurgia para a reinserção do tendão conjunto do semitendíneo e bíceps femoral da coxa esquerda.
A lesão aconteceu durante o último treinamento do São Paulo antes do clássico com o Palmeiras. A cirurgia aconteceu nesta quarta-feira (1).
O São Paulo ainda não estabeleceu um prazo específico para o retorno de Pablo Maia, mas a tendência é que o jogador só esteja disponível para atuar novamente no segundo semestre.
O que é a lesão de Pablo Maia
Os isquiotibiais são, de fato, um grupo muscular composto pelos músculos semitendíneo, semimembranoso e bíceps femoral, localizados na região posterior da coxa e do quadril. Sua função principal é realizar a flexão do joelho, ou seja, dobrá-lo para trás.
Quando ocorre uma lesão nessa região, é comum que o paciente apresente dor súbita, edema (inchaço) e hematoma na parte de trás da coxa, além de fraqueza para dobrar o joelho e dificuldade para correr. Esses sintomas podem variar em intensidade dependendo da gravidade da lesão.
O recado do volante
Após a lesão, Pablo Maia usou as redes sociais para garantir que voltará ainda mais forte depois disso:
“Não ter entrado em campo ontem para ajudar meus companheiros por conta de uma lesão foi uma sensação muito ruim. Mas agora é hora de erguer a cabeça, ter foco no meu tratamento, ficar 100% comprometido na minha recuperação, seguir todos os protocolos médicos e estar de volta o mais rápido possível. Enquanto isso, estarei apoiando meus companheiros de São Paulo durante esse período afastado dos gramados. Obrigado a todos pelas mensagens de apoio e carinho. Em breve, estarei de volta, ainda mais forte e guerreiro do que nunca.”
Equipe mista
O São Paulo concluiu o treinamento desta quarta-feira no CT da Barra Funda e está programado para embarcar para Belém no meio da tarde. O time fará sua estreia na terceira fase da Copa do Brasil, enfrentando o Águia de Marabá no primeiro jogo, na quinta-feira (2), às 19h30 (horário de Brasília), no Mangueirão.
Devido ao desgaste da temporada e à sequência de três viagens em menos de uma semana, é provável que o técnico Luis Zubeldía opte por escalar uma equipe bastante mesclada para o confronto.
Na quinta-feira, após o jogo, o São Paulo retorna à capital paulista. No sábado (4), segue viagem para Salvador, onde enfrentará o Vitória no domingo (5), no Barradão, em partida válida pelo Brasileirão.
Na semana seguinte, a equipe viajará para o Chile, onde enfrentará o Cobresal, em Calama, na quarta-feira, dia 8, pela Copa Libertadores.
O time reserva
Caso opte por escalar um time reserva, o São Paulo poderá ir a campo com: Jandrei; Moreira, Diego Costa (ou Sabino), Ferraresi e Patryck; Luiz Gustavo e Bobadilla; Ferreira (ou Erick), Galoppo e Nestor; William Gomes.
Entre os jogadores poupados está James Rodríguez, que não viajará com a equipe e será preservado.