O zagueiro Gil, um dos jogadores mais experientes do elenco, tem sido uma surpresa positiva para o Santos neste começo de temporada. Aos 36 anos, o defensor consolidou sua posição como titular na equipe de Fábio Carille e jogou apenas sete minutos a menos durante toda a fase de grupos do Campeonato Paulista.
Nome identificado com o rival Corinthians, onde defendeu as cores do clube do Parque São Jorge por oito anos, Gil ficou livre no mercado em dezembro do ano passado e, dias depois, acertou sua transferência para o Peixe até o final de 2024.
A situação de Gil no Santos
Na época, havia certo temor em relação à contratação. Afinal, o veterano zagueiro estava em baixa em seu ex-clube e suas qualidades físicas eram questionadas na Vila Belmiro. No entanto, em campo, Gil não demorou muito para conquistar a confiança da comissão técnica e se firmar como o pilar defensivo da equipe santista.
O jogador foi titular em todas as partidas da fase de grupos e só não ficou em campo durante todo o tempo possível porque foi substituído aos 38 minutos do segundo tempo no confronto contra o Red Bull Bragantino. Nessa partida, a equipe do interior venceu por 1 a 0 no estádio Nabi Abi Chedid.
O bom desempenho e, especialmente, o empenho nos treinamentos no CT Rei Pelé têm sido elogiados pela comissão técnica:
“O Gil tem falado de parar no final do ano, mas eu sei que enquanto ele estiver em campo ele será isso. Muito profissional. Teste físico é o melhor do grupo com 36 anos. Agradecer o clube, o presidente, o Gallo que fez a correria e ficou à frente de ter formado um time de homens, que sabe pra onde vai, o que tem que acontecer e todos nós temos que assumir responsabilidades primeiro no Paulista e depois na Série B.”
Com Gil no time, o Santos terá uma semana livre para treinar e se preparar para enfrentar a Portuguesa no próximo domingo (17), às 20h15 (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pelo jogo único das quartas de final do Paulistão.