A estreia de Cuca no comando do Athletico foi bastante positiva. O Furacão goleou o Londrina por 6 a 0 e assegurou sua vaga na semifinal do Campeonato Paranaense. Apesar da vitória expressiva, o treinador adotou uma postura cautelosa em relação à sequência da temporada.
Adaptação dos jogadores será necessária
Na avaliação de Cuca, o grande número de jogadores contratados pelo Furacão exige um período de adaptação. Ao todo, foram oito reforços, incluindo o meio-campista Andrey, adquirido no final de 2023 junto ao ABC.
“Nós temos oito atletas diferentes. E se você colocar dentro do pacote que oito significa quase 30% de um elenco, você não vai ter o entrosamento e conhecimento necessário para medir forças com esses adversários”, disse ele.
“Então você vai precisar de tempo, treinamento, jogos, dar ritmo de jogo para tentar encurtar essa distância”, completou o comandante do Athletico.
O treinador destacou outros times, como Palmeiras e Flamengo estão à frente do Furacão no momento:
“Se você pegar as grandes equipes do país, é inegável que hoje elas estão na nossa frente. O Palmeiras contratou apenas um ou dois jogadores, Flamengo e Atlético-MG também. Não estou falando da parte técnica, e sim do entrosamento, que é muito importante.”
Trabalhos anteriores com velhos conhecidos
Do atual elenco rubro-negro, Cuca já trabalhou com Thiago Heleno (no Cruzeiro, em 2010), Pablo (no São Paulo, em 2019) e Madson (no Santos, em 2020). Com o lateral, inclusive, o treinador foi vice-campeão da Libertadores no início de 2021, quando o time foi derrotado pelo Palmeiras na final.
Madson foi titular no último domingo, ganhando a disputa com Léo Godoy, contratado no início da temporada, pela posição na equipe titular.
“Jogou comigo no Santos e fomos à final da Libertadores juntos. Eu sei do potencial dele. O Marinho ficava chateado com ele porque ele atropelava no corredor e o Marinho tinha que sair para dentro. E hoje optamos por jogar com o Christian por ali, abrindo o corredor para o Madson ultrapassar”, contou Cuca.
Foco no Operário-PR
O elenco do Athletico se reapresentou nesta terça-feira (12), onde iniciará a preparação para a semifinal do estadual. A tendência é que a partida de ida ocorra no próximo sábado (16). As datas serão confirmadas pela Federação Paranaense de Futebol.
O técnico Cuca deve começar a esboçar o time nos próximos dias. O treinador não perdeu jogadores por suspensão e pode optar por repetir a escalação do jogo de estreia, contra o Londrina.
Nesta terça-feira, o lateral esquerdo Lucas Esquivel participou das atividades. Ele foi desfalque nas últimas semanas devido a uma pubalgia. No jogo do último domingo (10), Cuca optou por improvisar o volante Felipinho na posição.