O São Paulo segue ativo no mercado de transferências. Após acertar a chegada do treinador Thiago Carpini, o clube concretizou o empréstimo do volante Gabriel Neves ao Independiente, da Argentina.
O contrato tem uma validade de duração de um ano, além de uma opção de compra considerada vantajosa para o São Paulo. O clube argentino assumirá os custos do salário do jogador uruguaio.
Gabriel Neves é emprestado
Após ser excluído dos planos do clube para a temporada, o São Paulo inicialmente considerou a possibilidade de uma rescisão amigável. Segundo informações, o clube chegou a conversar sobre o assunto com os advogados.
No entanto, a situação mudou quando surgiram propostas do Fortaleza e do Independiente. Com isso, o São Paulo mudou de decisão e resolveu desistir da rescisão e manter o jogador, mas emprestá-lo.
Segundo uma fonte consultada pelo colunista André Hernan, ambas as propostas eram favoráveis. No entanto, os argentinos saíram vitoriosos na competição e acertaram o empréstimo com Gabriel Neves.
O jogador permanecerá no clube de Buenos Aires por uma temporada. Atualmente, o seu passe avaliado em 3 milhões de dólares (cerca de R$ 14,5 milhões). Vale destacar que o jogador tem contrato válido até o fim de 2025.
O clube percebeu que o ciclo do uruguaio havia chegado ao fim no Morumbi. Além disso, a saída do atleta contribui para aliviar a quantidade de estrangeiros no elenco do São Paulo.
Gabriel Neves no São Paulo
O volante demorou um pouco para se firmar no São Paulo. Mesmo que tenha chegado no clube em agosto de 2021, Gabriel Neves só se tornou titular na segunda metade da temporada.
Saindo do banco de reservas por Rogério Ceni, o uruguaio passou a desempenhar um papel crucial na equipe principal sob o comando de Dorival Júnior. No entanto, o jogador teve participação fundamental nos dois jogos das quartas de final contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil.
Entretanto, uma lesão afastou o volante dos gramados por um período. Durante essa ausência, ele testemunhou Alisson se reinventar e conquistar um lugar ao lado de Pablo Maia. Ademais, ao retornar, Gabi Neves apresentou queda de rendimento desde então, perdendo espaço inclusive entre os relacionados.
Após ser expulso no primeiro tempo do jogo contra o Fluminense em 22 de novembro, o uruguaio ficou no banco de reservas diante do Bahia e não foi convocado para os jogos contra Atlético-MG e Flamengo, que marcaram o encerramento do ano.
O que pode ter influenciado na saída do uruguaio foi outro jogo contra o Palmeiras, mas, infelizmente, pelo lado negativo. O volante teve uma atuação bastante abaixo do esperado na derrota por 5 a 0 para o Verdão, sendo substituído ainda no primeiro tempo.
Além disso, também há uma análise de que Gabriel Neves teve uma queda de rendimento técnico na reta final da última temporada. Com essa situação, o jogador teve a sua saída considerada inevitável.
O volante não tem participado da pré-temporada com o restante do elenco, que agora é comandado por Thiago Carpini. Ele já recebeu autorização para buscar interessados durante a atual janela de transferências.