Detido em Barcelona e privado de acesso aos seus recursos, Daniel Alves segue aguardando o seu julgamento. No dia 5 de fevereiro, ele será julgado por ter abusado sexualmente de uma jovem, em uma festa na Espanha.
A situação do ex-jogador da Seleção Brasileira não está nada fácil. Daniel Alves teria pedido ajuda financeira e jurídico de Neymar e sua família. O jogador do Al Hilal teria concordado em ajudar o ex-colega.
Neymar ajuda Daniel Alves]
De acordo com informações do portal UOL, que ouviu três fontes próximas a Daniel Alves, o pai de Neymar realizou algumas transferências financeiras, a fim de ajudar a defesa do lateral.
O montante teria sido empregado para quitar uma multa de 150 mil euros (de cerca de R$ 800 mil) junto à Justiça espanhola. Denominado como “atenuante de reparação do dano causado”, esse valor pode resultar na redução da pena de Daniel, em caso de condenação.
Além disso, em 28 de junho de 2023, Alves teria nomeado Gustavo Xisto como procurador, sendo este um dos representantes jurídicos de longa data das empresas de Neymar pai.
Nesse mesmo dia, o lateral revogou a administração de seus bens por Dinorah Santana, sua ex-mulher. O ato, inclusive, foi oficializado e aprovado pelo Ministério das Relações Exteriores do governo brasileiro.
Procurado, representantes do Neymar afirmaram que não haviam nada a comentar sobre o assunto em questão.
Guerra pelo patrimônio
Enquanto aguarda julgamento detido na Espanha, sob a acusação de agressão sexual a uma mulher de 23 anos, o patrimônio de Daniel Alves no Brasil virou objeto de uma disputa intensa.
Em meio ao rompimento com sua ex-mulher Dinorah Santana, Daniel Alves teve suas contas bloqueadas e enfrenta uma ação judicial por falta de pagamento de pensão alimentícia.
Em novembro de 2023, o UOL teve acesso à evidência da assistência financeira da família de Neymar: o comprovante de transferência do valor para uma das advogadas de Alves no caso, Miraida Puente. O pagamento à Justiça espanhola foi realizado em 9 de agosto.
Ataques contra advogada
Em outra lado, Miraida enfrenta críticas por parte da família de Daniel Alves. Na última segunda-feira (8), o irmão do jogador, Disney Alves, utilizou as redes sociais para publicar uma série de stories no Instagram acusando-a de estar envolvida em um golpe.
Nos prints das mensagens encaminhadas à advogada do irmão, Disney alega que Miraida estaria atuando contra a liberdade de Daniel, colaborando com a ex-mulher do jogador, Dinorah Santana.
Ainda nas mensagens, ele menciona que Miraida teria afastado pessoas que demonstraram interesse em auxiliar Daniel Alves, incluindo Neymar Jr.
Questionada pelo UOL, Dinorah Santana nega ter se aliado a Miraida para prejudicar Daniel Alves e afirma que tomará medidas judiciais contra qualquer difamação dirigida a ela. Quanto à ação referente à pensão alimentícia, esclarece que o processo está sob segredo de justiça.