O ex-lateral Gaël Clichy, atualmente auxiliar de Thierry Henry na seleção sub-21 da França, revelou que sua carreira foi impactada pela maneira franca com que Pep Guardiola se dirigiu aos jogadores do Manchester City quando assumiu o comando do clube em 2016.
Assim sendo, Clichy destacou que a sinceridade do técnico espanhol surpreendeu os atletas, utilizando frases contundentes.
“Guardiola chegou e disse: ‘Já sabia há um ano que vinha para cá e tenho observado vocês. São um time cheio de jogadores gordos”, contou ele durante a sua entrevista ao podcast The Coaches Voice.
A regra dos dois quilos
O técnico espanhol chegou ao clube de Manchester após três temporadas no Bayern de Munique. Dessa foma, no último ano na Alemanha, Guardiola indicou que não permaneceria. Diante disso, o City entrou em contato.
A partir desse momento, Pep passou a observar os futuros comandados. Essas lembranças foram compartilhadas por Clichy no podcast “The Coaches Voice”, no qual também relatou que Guardiola se preocupava muito com o peso dos jogadores.
O ex-lateral expôs a regra máxima do treinador:
“Ele tinha a regra dos dois quilos. Se você pesava com dois quilos a mais do que ele considerava seu peso máximo, você não treinava. Eu vi jogadores que não treinaram durante duas semanas.”
Guardiola e o Manchester City
Naquela temporada, Guardiola teve uma temporada completamente atípica na equipe inglesa. O treinador não conquistou títulos no comando do City, marcando o início de uma trajetória que viria a mudar drasticamente nos anos seguintes.
Ao todo, foram cinco troféus do Campeonato Inglês e um da Liga dos Campeões. Tanto que, ao final de seu primeiro ano na Inglaterra, o técnico promoveu uma grande reformulação no elenco do City, resultando na dispensa de jogadores como Clichy.
A estrela que mais faz falta
Assim sendo, em meio ao processo de reformulação do elenco do Manchester City nas últimas temporadas, alguns jogadores de destaque deixaram o clube. De acordo com o jornal espanhol Mundo Deportivo, ninguém é mais sentido por Pep Guardiola do que Ilkay Gündogan.
Como a primeira contratação da Era Guardiola no City, o meia alemão chegou ao Etihad Stadium vindo do Borussia Dortmund em 2016. Rapidamente, Gündogan conquistou a confiança do treinador espanhol e se tornou titular absoluto.
Durante as sete temporadas em que defendeu o Manchester City, o meia participou de mais de 300 partidas, marcando 60 gols e fornecendo 36 assistências.
Por isso, não é surpresa, então, que Pep Guardiola tenha buscado a renovação de seu contrato para a temporada 2023/2024. No entanto, Gündogan optou por não renovar e se transferiu para o Barcelona.
O substituto ainda não foi encontrado
Desde então, Guardiola tem procurado encontrar um jogador com as mesmas características de Gündogan, mas ainda não teve sucesso. Jogadores como Kovacic, Matheus Nunes e outros foram testados na posição.
Além do treinador espanhol, o centroavante Erling Haaland também parece sentir a falta de Gündogan. Com o meia alemão como companheiro, Haaland marcou 52 gols em 53 jogos na temporada 2022/2023. Porém, na atual temporada, com sua ausência, são 32 gols em 40 partidas.