Na última quarta-feira (1), o Flamengo fez a sua estreia na Copa do Brasil. Jogando no Maracanã, a equipe venceu o Amazonas FC, por 1 a 0. O gol foi marcado por Pedro.
Após o confronto, o técnico Tite falou sobre o momento vivido pela equipe. O time estava sem vencer há três jogos, sequência quebrada após a vitória no jogo de ida da terceira fase da competição.
Momento ruim
Durante a coletiva de imprensa, o treinador ressaltou o momento ruim vivido pela equipe do Flamengo e destacou que se trata de algo mais específico do jogo, coisa que não deve ser generalizada:
“Uma situação é específica do jogo. Senão a gente fica generalizando situações. Viemos de duas derrotas, e isso gera uma expectativa no atleta de dar e produzir. Uma retomada do processo de confiança se dá com boa performance. É admitir que foi mal no processo criativo.”
“É a mesma equipe que perdeu um clássico agora e que fez três clássicos com o Fluminense, um clássico com o Vasco e outro com o Botafogo”, seguiu explicando Tite.
“E aqui disse que encheu os olhos contra o Nova Iguaçu. Fez o melhor jogo no 2 a 0 sobre o Fluminense. O momento agora não é bom. Tem que crescer, tem poderio para isso e mesmo com atletas ausentes”, completou o comandante.
Relação com a torcida
Questionado sobre como lidar com a torcida do Flamengo, o treinador disse que respeita as opiniões e que ficará quieto em relação a isso:
“Como eu trabalho a situação emocional, cara? Ela é de respeito ao torcedor. Sempre foi e vai continuar sendo. Porque quando o time não está produzindo, fico quieto. É o mesmo que quando aplaude e fica feliz quando foi campeão e vence clássico.”
Tite destacou que isso é questão de maturidade. “Isso é maturidade, é consciência da maturidade. No mesmo momento em que eu vencer eu receba uma pergunta oposta a essa”, completou.
Recuperação física
A questão física dos jogadores é outro aspecto que vem preocupando o Flamengo. Por conta do calendário apertado, Tite vem fazendo substituições pontuais para evitar o desgaste de seu elenco.
De acordo com o treinador, isso é apenas um desafio para todos os times do Campeonato Brasileiro:
“São desafios constantes e é para todo mundo assim. Para jogar no Flamengo e para ser técnico do Flamengo tem que compreensão para fazer essas cobranças. É desafiadora para nós e para as outras equipes também.”