A gestão da SAF do Cruzeiro passou das mãos de Ronaldo para Pedro Lourenço. O novo gestor já deu sinais de que o clube adotará uma abordagem mais agressiva no mercado de contratações de julho, embora inicialmente busque apenas reforços pontuais.
Na coletiva que marcou o anúncio da transferência da SAF, Pedro Lourenço afirmou que o clube continuará monitorando o orçamento estabelecido pela equipe de Ronaldo para 2024.
Planejamento do Cruzeiro
No entanto, ainda na entrevista coletiva, Pedro Lourenço também destacou que o Cruzeiro pretende “exceder” esse planejamento, visando revitalizar o time para o restante da temporada:
“O Gabriel (Lima, CEO) já tem uma cultura do planejamento do ano, mas nós vamos ter que exceder. Vamos manter o planejamento, mas, quando abrir a janela, vamos dar uma oxigenada no clube e vamos aumentar o caixa do Gabriel.”
Reforçar o time
Pedro Lourenço, como investidor, já estava muito envolvido com a gestão de Ronaldo Fenômeno desde o ano passado. Porém, agora , com o poder de decisão em suas mãos, o empresário está determinado a reforçar o time, especialmente para evitar situações difíceis como as enfrentadas em 2023.
Na temporada passada, o Cruzeiro escapou do rebaixamento apenas na reta final do Brasileirão. Ele deixou claro que a prioridade absoluta é a contratação de Matheus Pereira:
“O que nós temos que fazer é reforçar o time, melhorar o nível, como o Ronaldo melhorou do ano passado para esse ano. Às vezes não acontece o título, a gente estava com o título (do Mineiro) praticamente garantido e escapou.”
“Tem que ter os nomes pontuais para reforçar o time e a gente não passar aquele sufoco que passamos ano passado. O Alexandre já está trabalhando nisso. Vamos tentar beliscar alguma coisa”, completou o novo dono da SAF do Cruzeiro.
Alexandre Mattos
O principal responsável pelas contratações do Cruzeiro será Alexandre Mattos, que deixou o América-MG após o convite de Pedro Lourenço. Ao seu lado estará Pedro Junio, filho de Lourenço.
Apesar de já considerar a possibilidade de ultrapassar o orçamento na janela de transferências do meio do ano, Pedrinho também está focado em encontrar formas de aumentar a receita do clube. Uma dessas maneiras é buscando a classificação para as oitavas de final da Sul-Americana.
Atualmente, o time ocupa a terceira posição, com três pontos, quatro atrás da líder Universidad Católica, faltando três jogos. Apenas o primeiro colocado avança diretamente para as oitavas de final.
“A nossa esperança é que a gente passe da fase de grupos da Sul-Americana para avançar. Tivemos resultados ruins nesses primeiros jogos, com time relativamente fracos. O futebol você pensa uma coisa e não dá certo. Esperamos vencer os próximos três jogos e classifiquemos, isso vai dar uma receita e é o que a gente está esperando.”
Sócio-torcedor: fonte de renda
Outro aspecto crucial para aumentar as receitas é o programa de sócio-torcedor, que estava em alta durante a gestão de Ronaldo em 2022, mas sofreu uma queda significativa desde o ano passado. Pedrinho tem como meta dobrar o número atual de associados, que está em 46 mil.