António Oliveira enfrentará diversos problemas na escalação do Corinthians para a partida desta quarta-feira (1). O time entra em campo contra o América-RN, fora de casa, pela terceira fase da Copa do Brasil.
A principal incerteza para o treinador é como preencher a lacuna no setor de criação. Com Rodrigo Garro suspenso e Igor Coronado vetado devido a dores no quadril, o cenário deixa o Corinthians sem um meia armador disponível no meio de campo.
As baixas para António Oliveira
Além disso, outros dois jogadores do elenco com características de criação estão lesionados. O primeiro é Ruan Oliveira, que está se recuperando de uma lesão no joelho.
Enquanto isso, Matheus Araújo passou por uma cirurgia recente após fraturar a mão. Assim sendo, o Corinthians tem alguns problemas para a partida.
Dessa forma, sem poder contar com Igor Coronado, António Oliveira terá que improvisar um jogador no setor de criação.
Paulinho, Fausto Vera, Guilherme Biro e Ryan são opções para reforçar o meio de campo e dar maior liberdade ao ataque.
As possibilidades do treinador
Além disso, uma possibilidade é uma mudança de esquema. Dessa forma, António Oliveira pode improvisar os laterais se movimentando para compor os corredores, assim como aumentar as opções na ausência de um articulador central.
Uma outra alternativa seria jogar com um número maior de atacantes na frente para preencher o espaço no meio-campo. Dessa forma, a tendência é de que haja mais movimentações entre eles.
Vale destacar que já existe uma dinâmica semelhante com Romero e Wesley. Jogando juntos, os dois costumam flutuar e também atuar por dentro.
Aposta em Romero
Nesse cenário, sem Yuri Alberto e Pedro Henrique, que estão lesionados, António Oliveira teria que apostar em Romero.
Outras opções seriam Wesley, Gustavo Mosquito e Pedro Raul no setor ofensivo. Além dos jogadores citados, Giovane e Arthur Sousa também são opções para o ataque em Natal.
Maycon passa por cirurgia
Ao mesmo tempo, o meio-campista Maycon, do Corinthians, passou por uma cirurgia no joelho direito. O procedimento aconteceu nesta quarta-feira, em São Paulo, e vem sendo acompanhado pelo departamento médico do clube.
O procedimento foi realizado duas semanas depois de Maycon ter rompido o ligamento cruzado anterior. A lesão aconteceu na partida em que o Corinthians foi derrotado pelo Juventude, em 17 de abril.
A recuperação do jogador
A recuperação depois de cirurgias desse tipo geralmente leva cerca de nove meses. Dessa maneira, a tendência é de que Maycon só voltará a jogar em 2025.
Vale destacar que o jogador está emprestado ao Timão pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O seu vínculo é válido até 31 de dezembro.
Por isso, existe uma certa incerteza sobre a permanência do jogador para a próxima temporada. O Corinthians deseja comprar os seus direitos.
Titularidade em 2024
Maycon vinha atuando como titular com o técnico António Oliveira. No entanto, virou problemas ao treinador por se machucar.
Na ausência dele, Breno Bidon, Fausto Vera e Paulinho são algumas das alternativas à disposição para ocupar sua posição no meio-campo. Além disso, o meia Igor Coronado já atuou no lugar de Maycon em algumas ocasiões.