O árbitro Bruno Mota Correia (RJ) registrou na súmula do jogo entre Atlético-MG x Sport uma interrupção devido a um “princípio de confusão” ocorrido na área ocupada pela torcida rubro-negra.
A briga aconteceu ao longo da partida realizada na última terça-feira (30), na Arena MRV, em Belo Horizonte. A Polícia Militar de Minas Gerais informou que o incidente foi desencadeado por uma invasão de um torcedor do Atlético-MG.
“Aos 24 minutos do segundo tempo a partida foi paralisada devido ao gás de pimenta, que foi utilizado para controlar um princípio de confusão na arquibancada entre a torcida do Sport com o policiamento e impactou no andamento do jogo para os jogadores e equipe de arbitragem”, escreveu o árbitro na súmula.
O caso será analisado
Em contato com o portal ‘ge’, nesta quarta-feira (30), o procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Ronaldo Piacente, afirmou que analisará o caso.
“A confusão constou na súmula e a procuradoria vai analisar a conduta das duas torcidas. O artigo 213 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) trata da desordem na praça do desporto”, disse o procurador-geral ao portal.
O artigo mencionado aborda a responsabilidade dos clubes em tomar medidas para prevenir e reprimir distúrbios em suas instalações esportivas.
Dessa maneira, em casos de negligência nesse sentido, os clubes podem enfrentar multas que variam de R$ 100 a R$ 100 mil. Além disso, também há a possibilidade de perderem de um a dez mandos de campo.
A briga
O incidente ocorreu logo depois do segundo gol do Atlético-MG no jogo, que foi vencido pela equipe mineira por 2 a 0. O árbitro Bruno Mota Correia ressaltou que, por conta do ocorrido, foram necessários dois minutos para que a partida fosse reiniciada.
Além disso, policiais precisaram ser acionados. Após o término da partida, a Polícia Militar explicou que a confusão foi iniciada por um torcedor do Atlético-MG, que tentou roubar uma bandeira de uma torcida organizada do Sport, desencadeando o tumulto.
Vídeos circulando nas redes sociais mostram um torcedor do Atlético-MG encurralado na parte interna do estádio, tentando escapar após uma tentativa malsucedida de roubar o símbolo rubro-negro.
Dessa maneira, o Batalhão de Choque teve que intervir, utilizando spray de pimenta. De acordo com a Polícia Militar, o torcedor conseguiu escapar.
Além disso, a assessoria de imprensa da Arena MRV relatou que houve depredação nos banheiros do setor visitante, onde estava a torcida do Sport. O clube informou que ainda está avaliando os danos causados.