O Santos está preparando uma série de valorizações para os atletas importantes formados na base. Eles têm sido monitorados e utilizados pela comissão técnica de Fábio Carille no início da Série B do Campeonato Brasileiro.
Dessa forma, um dos principais casos é o do lateral-direito JP Chermont, que deverá ocupar a vaga no time titular até o retorno de Aderlan. O jogador, inclusive, está fora por conta de uma fratura na mão.
Além disso, estão em pauta as renovações do lateral-esquerdo Souza e do zagueiro Samuel, ambos já tendo estreado sob o comando de Carille.
A tendência do clube é de que eles devem ser utilizados ao longo da Série B do Brasileirão. O objetivo é realizar uma readequação salarial nos contratos.
Renovação de jovens da base
A diretoria pretende que os jovens jogadores “sintam o que é o Santos” antes de receberem uma valorização salarial adequada.
Assim sendo, a ideia é que eles primeiro compreendam a importância e as diferenças entre o futebol profissional e a base, para então serem reconhecidos com novos contratos.
O destaque do trio
JP Chermont, de 18 anos, marcou seu primeiro gol no jogo passado do Santos contra o Avaí, na Ressacada. O jogador está como titular da equipe por conta de uma lesão na mão de Aderlan.
Dessa maneira, considerado uma joia do elenco santista, Chermont tem contrato apenas até setembro de 2025, mas deve estender.
O vínculo de JP ainda é do período de base, com um salário consideravelmente abaixo do teto salarial imposto pelo presidente Marcelo Teixeira para o elenco profissional.
Souza é alvo do Santos
Outro jogador na lista para receber uma valorização é Souza, lateral-esquerdo de 17 anos que completará a maioridade em junho deste ano.
Dessa maneira, é provável que seu vínculo seja estendido, já que o atual contrato vai até maio do próximo ano.
Souza teve oportunidades no Paulistão, mas acabou se lesionando e perdendo espaço na equipe. Apesar disso, é visto como tendo ótimo potencial para a posição.
Dessa maneira, ele não deve demorar a disputar uma vaga com Escobar e Hayner na Série B do Brasileirão.
Samuel completa a lista
O terceiro jogador na lista para ter seu salário readequado é Samuel. Aos 17 anos, ele é o mais jovem zagueiro do elenco santista.
O jogador, inclusive, possui um contrato mais longo, válido até junho de 2026. Mesmo que tenha renovado seu vínculo em agosto do ano passado, é provável que seja novamente revisado.
Vale destacar que, no elenco, Samuel enfrenta a concorrência de Gil, Joaquim, Jair Cunha e Alex Nascimento pela posição na equipe.