O Internacional deixou o Beira-Rio com um sentimento de indignação após empatar com o Atlético-GO na noite de domingo (28), pelo Brasileirão. O presidente Alessandro Barcellos criticou veementemente a arbitragem.
A reclamação é sobre um suposto pênalti não assinalado em Gabriel Mercado durante o segundo tempo. O clube divulgou uma nota oficial nas redes sociais e anunciou que buscará esclarecimentos junto à CBF.
A reclamação do Inter pelo pênalti não marcado
A jogada que causou indignação do dirigente aconteceu após uma cobrança de escanteio do Internacional. Gabriel Mercado, posicionado na linha da grande área, tentou avançar para cabecear, mas acabou se enredando com o marcador e caiu.
Edina Alves, que estava praticamente em frente ao lance, interpretou a jogada como normal e determinou que o jogo prosseguisse. A árbitra de vídeo, Daiane Muniz, não solicitou uma revisão do lance.
“Eu desafio todos a olharem novamente o lance claríssimo de pênalti no Mercado. Podem os canais nacionais e internacionais. Eu tinha dúvida se a bola estava em jogo, mas o plano aberto mostra claramente”, disparou Alessandro Barcellos.
“Temos ferramentas, o VAR. A árbitra estava três ou quatro metros do lance, mas passou batido. Um lance crucial”, reclamou o mandatário do Inter.
Na bronca com o VAR
Barcellos persistiu em seu pronunciamento de inconformidade. O presidente do Internacional mencionou que o gol do Atlético-GO, validado pelo VAR após a marcação de impedimento em campo, não foi exibido no telão, enquanto o gol de Rafael Borré foi repetido várias vezes:
“O nosso gol passou quantas vezes no telão? O gol deles passou? Eu não vi. Não deveria passar? Tem certeza que não bateu? Ou o protocolo mostra para um e não a outro? Ainda houve um lance discutível em uma possível mão dentro da área, mas seguiu o jogo.”
“Torci muito para este quadro (de arbitragem) ter sucesso. Algo inovador, com todas as mulheres no apito, mas não posso deixar de lado este tema crucial”, destacou.
O dirigente também pediu o apoio da torcida para o próximo duelo contra o Juventude pela Copa do Brasil, após vaias vindas das arquibancadas devido ao empate em 1 a 1 com o Atlético-GO. O próximo compromisso está agendado para as 21h30 de quarta-feira (1), no Beira-Rio.
A nota do Internacional
Confira abaixo a nota emitida pelo Internacional:
“O Internacional manifesta sua inconformidade diante dos erros cometidos pela arbitragem deste domingo, bem como pela ausência de protocolo aplicado pelo VAR. Dentre os lances, destaca-se o que ignorou, no segundo tempo da partida contra o Atlético-GO, um pênalti claro em cima de Gabriel Mercado. O Clube informa que buscará explicações a respeito dos lances do jogo junto à CBF.”