O Grêmio anunciou na manhã desta segunda-feira (29) que planeja entrar com uma “notícia de infração disciplinar desportiva” no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
A ação se refere à suposta interferência externa na expulsão de Diego Costa. O centroavante do Tricolor Gaúcho recebeu o cartão vermelho durante a derrota por 1 a 0 para o Bahia.
Os times se enfrentaram no último sábado (27), na Arena Fonte Nova, em Salvador.
As reclamações de Renato Portaluppi
Na entrevista coletiva após o jogo, o técnico Renato Gaúcho soltou o verbo sobre a partida e ainda acusou o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Baiana, Jailson Macedo Freitas, de ter exercido influência externa.
O treinador disse que Jailson teria influenciado o quarto árbitro para a expulsão do jogador. Assim sendo, em um gesto de protesto, Renato e todo o banco de reservas deixaram o gramado antes do término da partida.
“O senhor Jailson Macedo Freitas é o diretor de arbitragem da Federação Baiana. Ele estava onde não poderia estar, do lado do quarto árbitro. O quarto árbitro não viu nada”, comentou Renato.
“Foi ele (Jailson) que diz que viu o Diego falar alguma coisa. Ele estava num local onde nem poderia estar, e o Diego não falou absolutamente nada”, acusou o treinador do Grêmio.
A presença de Freitas em campo
Após as acusações de Renato Portaluppi, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) explicou que Jailson Macedo Freitas estava presente no gramado porque atuava como delegado do jogo.
Vale destacar que o papel do delegado é lidar com questões administrativas e operacionais da partida. Assim sendo, é sem ter qualquer interferência em questões disciplinares.
Antes disso, a Associação Nacional de Árbitros de Futebol (ANAF) anunciou que planeja protocolar no STJD um pedido de banimento de Jailson Freitas por suposta interferência na partida. A ANAF representa uma parcela dos árbitros no cenário de elite do futebol nacional.
O posicionamento do Grêmio
Confira a seguir a nota emitida pelo Grêmio:
“O Grêmio acompanha com atenção os desdobramentos de sábado, que apontaram uma interferência externa na equipe de arbitragem do jogo contra o Bahia e culminaram com a expulsão do atleta Diego Costa.
Informa ainda que, com base no artigo 74 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, vai ingressar com uma “notícia de infração disciplinar desportiva” (NIDD) no STJD, para que os fatos sejam devidamente apurados pela procuradoria do órgão e, após a investigação, as medidas cabíveis sejam tomadas”.