A comissão técnica da seleção brasileira está na reta final de avaliações visando a convocação para a Copa América. A partir deste final de semana, eles repetirão uma rotina que se tornará hábito até a Copa de 2026: observar e conversar pessoalmente com jogadores que atuam no futebol europeu.
Dessa forma, Dorival Júnior e seus colegas embarcarão em uma jornada por seis países, que incluirá a presença nas semifinais da Champions League.
As viagens de Dorival
Dorival Júnior e o gerente técnico Juan estarão na Allianz Arena na próxima terça-feira para o clássico entre Bayern e Real Madrid. A dupla também passará por Itália e Portugal durante a viagem, com previsão de duração de cerca de dez dias.
Enquanto isso, os auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero terão encontros na Inglaterra, Espanha e França, onde acompanharão o confronto entre PSG e Borussia Dortmund na quarta-feira.
Momentos antes da convocação
Antes da primeira convocação, para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, a comissão técnica realizou o mesmo trabalho, com reuniões presenciais com jogadores, visitas a centros de treinamento de clubes europeus e presença em partidas com a participação de selecionáveis.
Este formato se repetirá para avaliar as condições físicas dos atletas da Seleção Brasileira que estão no radar para a Copa América.
Avaliações da CBF
Essa viagem complementa uma série de avaliações que teve início em território nacional durante as primeiras rodadas do Brasileirão. A CBF divulgou nesta quinta-feira que o diretor de seleções, Rodrigo Caetano, visitou os quatro clubes do Rio de Janeiro na Série A.
No entanto, o roteiro foi ainda mais amplo: todos os 20 clubes tiveram a presença de ao menos um membro da comissão técnica da Seleção em seus jogos como mandante neste início de competição.
Reuniões na sede da CBF ainda estão alinhando detalhes da programação para a Copa América, mas a convocação ocorrerá no máximo até a sexta-feira, dia 17 de maio. Ao contrário do que aconteceu na primeira lista de Dorival, não haverá brecha para nomes extras e serão 23 os escolhidos para defender o Brasil na competição que ocorre nos Estados Unidos entre 20 de junho e 14 de julho.
A convocação para a Copa América
A convocação será única para os amistosos contra o México, dia 8 de junho, no Texas, e Estados Unidos, dia 12, em Orlando. A cidade de Orlando, na Flórida, será a base da seleção brasileira na preparação para a Copa América. A tendência é que os jogadores que já estiverem de férias na Europa se apresentem no dia 29 de maio e fiquem à disposição de Dorival Júnior.
Os jogadores que estiverem envolvidos na final da Champions, marcada para o dia 1º de junho em Londres, e os que atuam em clubes do futebol brasileiro só se juntarão ao grupo no dia 3 de junho, quando oficialmente começará a Data Fifa. O Brasil permanecerá em Orlando por três semanas antes de seguir para Los Angeles para o início da Copa América.
A estreia da Seleção está marcada para o dia 24 de junho, contra a Costa Rica, no Sofi Stadium, em Inglewood, Califórnia. O segundo jogo pelo Grupo D será contra o Paraguai, no dia 28 de junho, no Allegiant Stadium, em Las Vegas, e encerrará a primeira fase no dia 2 de julho contra a Colômbia, em Santa Clara.