A Major League Soccer (MLS) decidiu inovar e implementar uma nova regra para combater a perda de tempo durante os jogos. Introduzida na 10ª rodada do campeonato norte-americano, a nova diretriz tem como objetivo economizar tempo nas substituições e prevê punições para os times que infringirem a regra durante as partidas.
A regra “anticera” estabelece um tempo máximo de dez segundos para que o jogador substituído deixe o campo. Se o jogador exceder esse limite, haverá uma punição para o time.
O time infrator ficará sem o jogador que entraria por um minuto ou até que a bola saia de jogo novamente.
O sucesso da mudança
Em uma publicação no Twitter, a MLS anunciou o sucesso da mudança implementada na 10ª rodada do campeonato. De acordo com a organização do torneio, foram realizadas 114 substituições e nenhuma delas excedeu os dez segundos estipulados para a saída do jogador, o que significa que não houve necessidade de aplicação de punições.
“A regra da Substituição Cronometrada, uma inovação desportiva na MLS que obriga os jogadores a saírem do campo dentro de 10 segundos durante uma substituição, foi implementada pela primeira vez na 10ª rodada. Das 114 substituições no fim de semana passado, não houve nenhuma violação oficial desta regra”, publicou a liga nas redes sociais.
A luta da MLS
A MLS está constantemente lutando contra a prática de perder tempo no futebol norte-americano. Em 2022, a liga testou algumas regras na MLS Next Pro, o campeonato de desenvolvimento da entidade, com o objetivo de evitar o desperdício de tempo durante as partidas.
As regras implementadas foram as seguintes:
- Se um jogador permanecer no chão por mais de 15 segundos, uma equipe médica entrará em campo para avaliá-lo e acompanhá-lo para fora do campo;
- O jogador lesionado terá que sair do campo e aguardar três minutos antes de poder retornar ao jogo. Exceções serão feitas para lesões na cabeça, lesões graves ou problemas cardíacos;
- Um jogador que receber um cartão vermelho e for suspenso por um jogo terá que cumprir a suspensão na partida seguinte contra a mesma equipe contra a qual foi expulso.
Ao final daquela temporada, as regras foram reavaliadas e não foram incluídas no regulamento para o campeonato principal da MLS de 2024.