Mesmo com um jogador a menos e jogando fora de casa contra um gigante argentino, o Grêmio conquistou sua primeira vitória na Copa Libertadores da América. O time tricolor entrou em campo na última terça-feira (23).
Mesmo com a expulsão de Villasanti no segundo tempo, a equipe de Renato Portaluppi venceu o Estudiantes por 1 a 0, com gol marcado por Nathan Fernandes.
Grêmio foi perfeito
Em entrevista coletiva após o confronto, Renato comentou sobre o comportamento do Grêmio no confronto e elogiou a postura do time:
“Hoje fomos quase perfeitos, porque perfeito é muito forte, mas o time se comportou bem, soube suportar a pressão do adversário, o apoio da torcida deles, jogaram como um time experiente. Mais cedo ou mais tarde teríamos espaço, apesar de ter um jogador a menos.”
O treinador aproveitou para exaltar a postura do time e a estratégia utilizada em La Plata. Galdino foi uma surpresa na escalação, juntamente com o retorno de Pepê.
Os jovens Gustavo Nunes e Nathan Fernandes foram acionados na segunda etapa. Inclusive, foi graças à velocidade deles que ocorreu a jogada do gol da vitória.
Pouco antes, Villasanti foi expulso após receber o segundo cartão amarelo. Com a superioridade numérica, o Estudiantes pressionou, mas acabou dando espaços ao Grêmio, que conseguiu encaixar um contra-ataque decisivo, garantindo assim a vitória.
As dificuldades
“Sabíamos que era um jogo pegado, procurei colocar um time forte, alto no campo e deixei nossos garotos para o segundo tempo que eu sabia que iriam dar espaço. Todos cumpriram bem o papel, o que foi determinado”, explicou Renato, que completou:
“É muito difícil jogar aqui, torcida faz uma festa pesada, mas gostei muito do que meu time fez em campo. Uma vitória que nos recoloca na briga por vaga na próxima fase, buscamos os três pontos que deixamos de ganhar na Arena. Já elogiei bastante meu grupo pelo que fizeram hoje em La Plata.”
Marchesín comemora
Após o jogo, o goleiro Marchesín valorizou a vitória, destacando a importância do resultado para a equipe. “Sabemos o que é Estudiantes, da grandeza que tem, e ainda com um jogador a menos. Grande esforço do grupo, contente pelos três pontos”, disse o goleiro.
São cinco jogos com Marchesín como titular desde então, com duas derrotas (contra Vasco e Huachipato) e três vitórias (contra Athletico-PR, Cuiabá e Estudiantes). Nas últimas três partidas, o Grêmio não sofreu nenhum gol.
“Tínhamos que ganhar sim ou sim, contra um adversário com jogadores de hierarquia e da forma que fizemos, muito contente pelo resultado”, completou ele.
O resultado proporcionou os primeiros pontos para o Grêmio. Apesar de permanecer na última posição do Grupo C, a equipe está apenas um ponto atrás do líder Huachipato, que enfrentará o The Strongest nesta quarta-feira (24).
O Tricolor volta a campo no próximo sábado, às 21h (horário de Brasília), para enfrentar o Bahia na Arena Fonte Nova, em partida válida pela quarta rodada do Brasileirão. Em seguida, na próxima terça-feira (30), estreará na Copa do Brasil contra o Operário-PR, às 20h (horário de Brasília), em jogo fora de casa.