O Inter Miami, clube que conta com Lionel Messi nos Estados Unidos, anunciou na última terça-feira a sua mais nova contratação. A equipe acertou com o meio-campista Matías Rojas, ex-Corinthians.
Aos 28 anos, Rojas firmou um contrato de curto prazo, válido apenas para a temporada 2024 da MLS. No entanto, o contrato conta com uma cláusula com opção de renovação para 2025 e 2026.
No final de semana, o meia paraguaio já havia sido visto usando o uniforme do clube ao lado de Lionel Messi. O flagrante aconteceu ao longo da partida entre Inter Miami e Nashville, pela MLS.
Nas imagens que circularam nas redes sociais, Rojas foi flagrado em um camarote e também no túnel do vestiário do estádio.
Como fica a situação do Corinthians
Quanto ao Corinthians, o clube finalmente removeu Rojas do elenco em seu site e continua em disputa contra o jogador na Fifa. Na prática, a transferência do meia paraguaio pouco altera a situação do clube paulista.
Em disputas desse tipo, a Fifa primeiramente autoriza o jogador a exercer sua profissão. Na sequência, a entidade julga a questão do rompimento do contrato.
De acordo com as normas da entidade, Rojas estava apto a assinar com outro clube desde a notificação oficial ao Corinthians sobre o rompimento por justa causa.
Inter Miami estava ciente da situação
Conforme as informações, o Inter Miami está ciente do litígio entre Rojas e o Corinthians. Assim sendo, caso o paraguaio seja derrotado na ação que move na Fifa, o clube norte-americano terá que ser solidário no pagamento da indenização ao clube paulista.
Vale destacar que, até o momento, a Fifa notificou o Inter Miami e concedeu um prazo para o clube se manifestar no processo. O time ainda não realizou a sua manifestação até o momento.
A rescisão de Rojas e o Corinthians
Recentemente, o jogador solicitou a rescisão de contrato com o Corinthians por justa causa. Na época, o meia paraguaio argumento que o clube alvinegro não cumpriu o acordo de pagamento de direitos de imagem.
Assim sendo, seguindo a mesma linha, a sua defesa também alega que o Timão atrasou seis das dez parcelas acordadas no contrato.
O meia paraguaio tinha vínculo com o Corinthians até meados de 2027 e está exigindo uma indenização de 8 milhões de dólares (um valor de cerca de R$ 41,4 milhões na cotação atual). A expectativa é que a sentença deste caso seja proferida entre o final de maio e junho.
Contratado no meio de 2023, Rojas deixou o Corinthians após participar de 30 jogos. O jogador não chegou a marcar algum gol.
Corinthians se manifesta
Em relação à contratação do Inter Miami, o Timão se manifestou por meio de uma nota oficial e destacou que o meio-campista paraguaio teve apenas o seu direito ao trabalho garantindo. O processo ainda segue sob análise na FIFA:
“A FIFA concedeu a liberação a Matías Rojas para exercer sua atividade profissional, garantindo apenas o direito ao trabalho. Em relação aos eventuais valores que possam ser devidos, o caso ainda depende de decisão arbitral da FIFA.”