Um dos reforços do Palmeiras para esta temporada, Caio Paulista ainda não conseguiu se firmar sob o comando de Abel Ferreira. O jogador não entra em campo há cinco jogos e ainda está em busca de sua afirmação com o treinador.
A contratação de Caio Paulista pelo Palmeiras foi marcada por polêmicas e atritos com o rival São Paulo. No ano passado, o jogador foi um dos destaques do clube do Morumbi, mas optou por trocar de lado após sua situação contratual com o rival ficar complicada.
A contratação de Caio Paulista
O Palmeiras fez um grande esforço, oferecendo um salário mais alto a Caio Paulista e desembolsando US$ 3,8 milhões (cerca de R$ 18,5 milhões) ao Fluminense, detentor dos seus direitos econômicos na época.
As características de força física e habilidade de Caio Paulista foram as que mais chamaram a atenção de Abel Ferreira. Com o aval do treinador, esperava-se que ele pelo menos disputasse a posição de titular, mas isso não tem acontecido.
Na temporada, o Palmeiras já disputou 22 partidas, e Caio Paulista só entrou em campo em 11 delas. Nessas oportunidades, ele foi titular apenas em quatro jogos e não completou os 90 minutos em nenhum deles. Apesar dos poucos minutos em campo até o momento, o ponta contribuiu com duas assistências.
“Continuar trabalhando, pés no chão, dia após dia para ter a oportunidade e conseguir abraçar”, falou o jogador após a conquista do Campeonato Paulista, seu primeiro título pelo clube alviverde.
O espaço para o jogador
Caio Paulista participou de dez jogos durante a campanha vitoriosa no Paulistão, mas não entrou em campo na semifinal nem nos dois jogos da final. Nos últimos oito jogos, ele atuou em apenas um – o empate com o San Lorenzo pela Copa Libertadores.
Abel Ferreira afirmou em fevereiro que Caio Paulista ainda estava se adaptando ao seu estilo de trabalho. As mudanças de posição são frequentes nos treinos, e além de atacante, ele também pode atuar na lateral esquerda, posição em que se destacou no São Paulo.
De acordo com o treinador, o jogador está se adaptando:
“Não é um jogador para agora, é para o futuro. Não sei se nós até o final não vamos perder um dos nossos laterais esquerdos. Ele está adaptado ao grupo, acho que não se adaptou ainda ao treinador. Sei que não é fácil porque troco eles de posição, mas percebi que tem um espírito aberto. Ele disse: quero é jogar.”
Nesta quarta-feira (24), às 21h30 (horário de Brasília), no confronto contra o Independiente del Valle, em Quito, Equador, Caio Paulista está na expectativa de voltar a ter minutos pelo Verdão.
Vale destacar que Abel Ferreira pode optar por poupar alguns jogadores neste jogo da terceira rodada da Copa Libertadores da América.