Tite explicou após o empate por 0 a 0 com o Palmeiras, no último domingo (21), que não escalou Pedro e De la Cruz inicialmente devido a uma recomendação do departamento de saúde e alto rendimento do Flamengo.
O treinador foi além e relatou que outros três atletas “estavam em sinal amarelo e vermelho porque tinham riscos importantes”. Esses jogadores são Erick Pulgar, Ayrton Lucas e Luiz Araújo.
A sequência de Pulgar no Flamengo
Dos cinco jogadores mencionados, Pulgar é quem tem a maior sequência como titular no elenco do Flamengo. A sua última participação saindo do banco e entrando no decorrer da partida foi em 10 de fevereiro, na vitória por 3 a 0 sobre o Volta Redonda.
Assim sendo, depois dessa partida, ele ficou ausente nos jogos contra Bangu e Boavista por conta de uma lesão no quadríceps.
“Eu estava pedindo para chamar o Fábio (Mahseredjian, preparador físico) porque ele tem detalhes específicos da área que são científicos, que não é da vontade do técnico. A vontade do técnico é competir todos os atletas e colocar”, comentou Tite.
“Mas tem alguns atletas com seis ou sete jogos seguidos. Aí o departamento médico diz: “A nossa posição é de cuidados”. Hoje especificamente tínhamos Pedro, Nico, Ayrton, Erick Pulgar e Luiz Araújo, que estavam em (sinal) amarelo e vermelho porque tinham riscos importantes. E aí você pode perder jogador para seis ou sete jogos.”
O desempenho do chileno
Pulgar se recuperou e voltou no Fla-Flu (2 x 0) da Taça Guanabara, desde então sendo titular nos 11 jogos disputados pelo Flamengo.
Como jogador de características únicas entre os volantes do plantel e considerado peça imprescindível por Tite, geralmente joga os 90 minutos. Ele só foi substituído quatro vezes dentro do período citado, dada sua capacidade de atuar de área a área, jogar verticalmente e não se limitar a passes laterais.
Apesar de Tite reconhecer a necessidade de descanso para Pulgar, sua importância para a equipe torna essa decisão desafiadora. Dos cinco jogadores citados por Tite como estando em sinal amarelo ou vermelho em relação a riscos, todos tiveram recentemente momentos de descanso, exceto Pulgar.
Pedro tinha uma sequência maior
Pedro tinha uma sequência ainda maior que Pulgar, com 12 jogos consecutivos como titular, mas Tite optou por iniciar o duelo com o Palmeiras com Carlinhos no comando do ataque. O camisa 9 entrou após o intervalo.
De la Cruz, que também começou no banco e entrou somente aos 31 minutos da etapa final, ficou fora do jogo contra o Millonarios por conta de uma virose. Em seus últimos 10 jogos como titular, foi substituído em oito deles.
As outras preocupações para o Flamengo
Ayrton Lucas, com um reserva de nível semelhante, foi poupado contra o Madureira e ficou no banco por 90 minutos. Contra o Millonarios, entrou aos 37 minutos do segundo tempo.
Luiz Araújo, há pouco tempo, também começou no banco na partida contra os colombianos e contra o São Paulo.
Apesar de toda a importância que Erick Pulgar adquiriu no elenco desde a chegada de Jorge Sampaoli, existe a chance de ele ser poupado contra o Bolívar na quarta-feira (25), devido à altitude de La Paz. A decisão será tomada após os treinos de segunda e terça-feira.