O Palmeiras confirmou a saída de Breno Lopes e está passando por um processo de mudanças no setor ofensivo. Com os retornos de Dudu e Bruno Rodrigues cada vez mais próximos, e a despedida de Endrick, o clube está abrindo espaço para o que é considerado o principal reforço do ano: Felipe Anderson.
O meia-atacante de 31 anos de idade já assinou um pré-contrato com o Palmeiras, porém, ainda tem a reta final da temporada para disputar pela Lazio. Na última sexta-feira (20), ele atuou pela 145ª vez consecutiva e explicou sua decisão de deixar a Itália e assinar com o Verdão até o final de 2027.
A contratação de Felipe Anderson
Felipe Anderson, considerado um jogador polivalente, tem a capacidade de atuar nos dois lados do campo, bem como na posição de meia ou até mesmo como falso 9, mas sua principal posição é a ponta direita.
Apesar das diferenças em suas características, ele pode ocupar o espaço atualmente preenchido por Endrick. Atualmente, Abel Ferreira conta com nove opções para o ataque, incluindo centroavantes e pontas.
Flaco López, Endrick e Rony são as referências no elenco do Palmeiras, embora estes dois últimos também possam ser utilizados nas laterais do campo.
Lázaro, Luis Guilherme e Estêvão são opções de velocidade, enquanto Jhon Jhon e Rômulo podem disputar posição com Raphael Veiga, ou jogar abertos, assim como Caio Paulista, que também pode atuar como lateral-esquerdo.
O retorno de Dudu
A expectativa no Palmeiras é de que mais dois jogadores entrem nesta briga ainda no primeiro semestre: Dudu e Bruno Rodrigues. Ambos passaram por cirurgias no joelho direito e estão em processo de recuperação.
Dudu, vestindo a camisa 7, não entra em campo desde agosto, mas recentemente avançou para a penúltima etapa de sua reabilitação e já iniciou alguns trabalhos com o restante do elenco.
Considerando a dupla ainda em recuperação e excluindo Felipe Anderson, Abel Ferreira tem à disposição um total de 30 jogadores. Este grupo é um pouco maior em comparação ao do ano passado, quando conquistaram o título brasileiro, especialmente em termos de opções no setor ofensivo e entre os volantes.
Nova estratégia
Por essa razão, o técnico tem optado por rodar mais a escalação desde as fases finais do Paulistão e o início do Brasileiro e da Copa Libertadores.
Com a postura de manter os principais jogadores apesar do interesse de clubes estrangeiros, a expectativa do Palmeiras é manter essa estratégia quando a janela de transferências do meio do ano se abrir.
“Meu grande sonho é permanecer com os atletas que tenho hoje, tanto é que vocês sabem todo nosso trabalho e dedicação para que a gente conseguisse renovar com todos eles, porque nossa grande força são os nossos atletas. É a permanência deles. Esse é meu grande sonho, de permanecer com eles o maior tempo possível”, destacou Abel.
O elenco do Palmeiras
- Goleiros: Weverton, Marcelo Lomba, Mateus e Kaique
- Laterais: Mayke, Marcos Rocha, Garcia, Piquerez, Vanderlan e Caio Paulista
- Zagueiros: Gustavo Gómez, Murilo, Luan e Naves
- Volantes: Aníbal Moreno, Fabinho, Richard Ríos, Gabriel Menino e Zé Rafael
- Meias: Raphael Veiga, Jhon Jhon, Rômulo e Felipe Anderson
- Atacantes: Endrick, Flaco López, Lázaro, Luis Guilherme, Estêvão, Rony, Dudu e Bruno Rodrigues
Felipe Anderson só se apresenta em julho, enquanto Endrick deixa o clube no mesmo mês. Dudu e Bruno Rodrigues estão lesionados..