Rodrigo Muniz, aos 22 anos, não imaginava vivenciar o sucesso dos últimos meses no Fulham, da Inglaterra. Vendido pelo Flamengo em 2021, o atacante teve uma passagem discreta pela segunda divisão inglesa e permaneceu na reserva na maior parte da primeira metade da atual edição da Premier League.
No entanto, ganhando espaço desde janeiro e sendo eleito o melhor jogador do torneio no mês de março, o brasileiro revelou, em entrevista ao GE, que teve conversas com o técnico do Grêmio que quase o fizeram retornar ao Brasil:
“Quando o Renato (Portaluppi) me ligou, eu queria muito ir. Foi em janeiro do ano passado, eu estava no Middlesbrough e não estava jogando. Estava sendo difícil. Eu chegava em casa e chorava. Minha esposa segurou o meu braço e falou: ‘Você sempre disse que quer jogar aqui, porque vai voltar para o Brasil agora?’. A gente comprou juntos essa ideia de ficar, jogar mais um ano, e graças a Deus as coisas aconteceram.”
O jogador afirmou ser grato. “Fiquei bastante grato só de ser indicado. Sei que é difícil ganhar, mas já mostra que o trabalho está sendo bem-feito e que as coisas estão acontecendo”, disse Muniz.
Parceria com os brasileiros
A ascensão de Rodrigo Muniz em 2024 teve a ajuda de dois companheiros, dentro e fora de campo. O atacante destaca a relação com os brasileiros Willian e Andreas Pereira, meio-campistas titulares do Fulham:
“O Willian eu posso falar que é o melhor jogador que eu já joguei. E o Andreas tem me ajudado muito nesse final da minha adaptação. Conversa muito comigo e passa alguns feedbacks que fazem muita diferença para mim. Acho que, por eles serem brasileiros, e terem comprado a ideia de eu jogar: ‘Opa, vou te ajudar e é isso’, está fazendo total diferença dentro de campo para mim.”
Apesar de ambos terem passado rubro-negro, Rodrigo Muniz não chegou a atuar com Andreas Pereira no Flamengo.
No meio de 2021, quando o meio-campista chegou ao Rio de Janeiro, o jovem atacante foi para a Inglaterra. Muniz diz que ambos acompanham de perto o time carioca e “entrega” as pretensões do companheiro.
Parceria no Flamengo?
Apesar de ambos terem passado pelo rubro-negro, Rodrigo Muniz não chegou a atuar com Andreas Pereira no Flamengo. No meio de 2021, quando o meio-campista chegou ao Rio de Janeiro, o jovem atacante foi para a Inglaterra.
Muniz diz que ambos acompanham de perto o time carioca e compartilha as pretensões do companheiro:
“O Andreas tem muita vontade de voltar para o Flamengo. Quando tem jogo do Flamengo a gente assiste junto na concentração. E sempre que tem jogo do Mengão, no dia seguinte a gente já chega falando: “Pô, você viu?!”
O melhor do mês na Premier League
Após ter sido indicado ao prêmio de melhor do mês em fevereiro, Rodrigo Muniz finalmente foi eleito em março. O atacante já acumula oito gols em 2024, todos marcados em jogos do Campeonato Inglês.
Ele acredita que o segredo para o bom momento ter chegado foi finalmente receber a primeira sequência como titular da carreira:
“O pessoal começou a me comparar com o Richarlison, porque foi também o Marco Silva (treinador) que o trouxe (No Watford e depois no Everton). Mas o Richarlison veio já jogando no Fluminense, já era titular. E eu venho do Flamengo, que tinha Gabigol e Pedro. Agora que eu estou começando a ter aquela sequência de jogo no profissional e as coisas estão acontecendo.”