Edenilson e Rafael Cabral são oficialmente jogador do Grêmio. O clube gaúcho anunciou nesta sexta-feira (19) a contratação do experiente meio-campista de 33 anos, com contrato válido até o final de 2025.
A contratação de Edenilson
Apesar de ter uma história consolidada no rival Internacional, Edenilson teve seu nome aprovado pelo técnico Renato Portaluppi para reforçar a equipe gremista.
O Grêmio agiu rapidamente para fechar o acordo com o meia do Atlético-MG, uma vez que o prazo para contratar jogadores que disputaram campeonatos estaduais encerrava-se nesta sexta-feira.
No Atlético-MG, Edenilson viu sua participação em campo diminuir com a chegada do técnico Gabriel Milito. O jogador disputou apenas nove partidas na atual temporada, marcando um gol, sendo que apenas uma delas foi sob o comando do treinador argentino.
Atualmente, o meio-campista está em processo de recuperação de uma lesão no cotovelo, sofrida no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro.
A contratação de Edenilson representa a nona aquisição do Grêmio para a temporada de 2024 e marca o início desta janela de transferências dos campeonatos estaduais, que teve início em 1º de abril.
A chegada de Rafael Cabral
Poucas horas antes do anúncio de Edenilson, o clube já havia comunicado a chegada de outro reforço vindo de Belo Horizonte, o goleiro Rafael Cabral, ex-Cruzeiro.
O jogador, de 33 anos, chega em um acordo que envolve outro jogador da mesma posição. Gabriel Grando foi cedido para o Cruzeiro sob os mesmos termos de empréstimo.
Rafael Cabral estava em sua terceira temporada no Cruzeiro. Chegou ao clube no início de 2022 com a difícil tarefa de substituir o ídolo Fábio, e foi titular durante a campanha que levou a equipe de volta à Série A do Brasileiro.
Apesar do momento conturbado na sua saída, Rafael Cabral foi o goleiro da defesa menos vazada do Brasileirão de 2023, sofrendo apenas 32 gols em 37 partidas.
Críticas causaram o empréstimo
No entanto, neste ano, o goleiro teve uma queda de desempenho que causou descontentamento entre a torcida cruzeirense. O ponto crítico ocorreu durante o jogo contra o Alianza, pela Sul-Americana, quando o time abriu 3 a 0 e sofreu o empate no Mineirão, com uma falha de Cabral.
Após o incidente, o jogador se desculpou publicamente. No entanto, em seguida expressou o desejo de ser negociado.
A carreira do goleiro
Revelado pelo Santos, Rafael Cabral teve uma trajetória marcante na Europa, onde passou quase nove temporadas atuando por clubes como Napoli, Sampdoria e Reading.
Pelo Cruzeiro, entre os anos de 2022 e 2024, o goleiro disputou 120 partidas, tendo sido peça fundamental na campanha que resultou no título da Série B do Brasileiro.