Após a derrota do Vasco para o Bragantino, o treinador Ramón Díaz criticou a arbitragem deste jogo e da estreia da equipe no Brasileirão.
No confronto realizado em Bragança Paulista, na noite de quarta-feira (18), no estádio Nabi Abi Chedid, os vascaínos sofreram o primeiro revés no Brasileiro, perdendo por 2 a 1 para o Massa Bruta (com gol de Vegetti para o Vasco e de Vitinho e Laquintana para o time da casa).
Ramón Díaz tem fala machista
Na coletiva de imprensa, o técnico fez um comentário machista. Ele expressou que é “complicado que quem decida no VAR seja uma mulher”, referindo-se à partida contra o Grêmio no domingo (14):
“Com relação aos árbitros, não podemos falar muito. Tem o VAR. Na última partida, em casa, uma senhora, uma mulher, interpretou um pênalti de outra maneira. O futebol é diferente. Principalmente de que o VAR seja decidido por uma mulher. Acho que é complicado, porque o futebol é tão dinâmico, tanta pressão, tão rápido, com decisões tão rápidas. Hoje não sei se o árbitro num pênalti em nosso ponta. Que bate e leva, não sei também se foi pênalti.”
Esclarecimentos
Trinta minutos após o término da coletiva, o treinador procurou os jornalistas na saída do Estádio Nabi Abi Chedid e afirmou que foi mal interpretado. Ele esclareceu que sua intenção era expressar que apenas “uma pessoa não pode tomar decisão”:
“Se interpretou algo mal da minha declaração. Quero pedir desculpas. Me pareceu que o que eu quis dizer é que uma só pessoa não pode tomar uma decisão tão importante como é a participação do VAR no futebol. Se se interpretou mal, peço desculpa, mas não é minha intenção.”
O lance reclamado por Ramón refere-se ao jogo contra o Grêmio, especificamente aos quatro minutos do segundo tempo, o que gerou debate na cabine do VAR.
Na ocasião, Galdames, jogador do Vasco, reclamou de falta cometida pelo zagueiro Rodrigo Ely, do Grêmio, dentro da área.
Ao revisar a jogada, Daiane Muniz, responsável pelo VAR no jogo, inicialmente considerou que houve pênalti, porém posteriormente voltou atrás e não recomendou a revisão da decisão.
VAR é criticado
O treinador explicou a sua fala e citou o jogo contra o Bragantino:
“No segundo gol deles, recuamos e não pressionamos. Ele (Vitinho) teve muita facilidade para finalizar. Se tivéssemos mais um pouquinho de pressão poderíamos evitar o chute. São coisas que temos que corrigir, que temos que ir fazendo, temos que melhorar. E em relação à arbitragem, já falei, é difícil. Porque o VAR toma decisões. Na última rodada, foram muitos erros de arbitragem. Isso tem que melhorar.”
Sobre a partida, Ramón Díaz comentou que as duas equipes tiveram chances de marcar e vencer o jogo. O treinador ressaltou que o Vasco competiu bem durante a partida, mas enfatizou a importância de continuar somando pontos, especialmente no início do campeonato.
“Falta a equipe jogar mais tranquila, a nossa equipe deve jogar mais tranquila, mais relaxada, jogar competindo mais. Temos muito caminho pela frente, mas temos que conseguir pontos. Não gosto de perder, gosto de conseguir os resultados. Principalmente na largada do campeonato. Temos que conseguir os resultados do início”, disse.