Felipe Anderson e Abel Ferreira tiveram uma conversa após o anúncio do acordo entre o Palmeiras e o meia-atacante de 31 anos. Sua chegada foi bem recebida pelo treinador, que o cumprimentou e já está planejando como usá-lo a partir do segundo semestre.
Com um histórico de destaque na Lazio, da Itália, Felipe teve sua contratação aprovada não apenas pela comissão técnica, mas também após análise de mercado. Uma característica que chamou a atenção de todos no clube foi sua versatilidade.
Aos 31 anos, Felipe Anderson retorna ao Brasil após 12 temporadas na Europa e optou pelo Alviverde, apesar das propostas da Juventus e da oferta de renovação da Lazio, da Itália.
Como Felipe Anderson será utilizado no Palmeiras
Quanto à sua utilização no Verdão, a contratação de Felipe Anderson foi respaldada pelo fato de que ele tem a capacidade de atuar em três áreas diferentes do meio de campo: centralmente, pela esquerda e pela direita.
Portanto, ele poderá disputar posição com Raphael Veiga na área central e também competir com os pontas nas laterais do campo, onde jogam Lázaro, Estêvão e Luis Guilherme, além de Dudu e Bruno Rodrigues, que estão se recuperando de lesões, ou mesmo Breno Lopes, que ocasionalmente desempenha essa função.
Quanto à possibilidade de Felipe Anderson chegar como substituto de Endrick, o Palmeiras entende que ele possui características diferentes e, portanto, não se trata exatamente de uma reposição direta, apesar da saída do camisa 9 para o Real Madrid em julho. No entanto, o reforço poderá herdar o lugar do prata da casa.
Versatilidade
Nos últimos três anos na Itália, Felipe Anderson alternou entre diversas posições, chegando até mesmo a atuar como falso 9 em algumas ocasiões. No entanto, sua atuação mais frequente era pelas pontas do campo, com a maior parte de sua movimentação pelo lado direito.
Felipe Anderson possui características de criação e capacidade de construção de espaços, destacando-se na Itália por sua explosão nos contra-ataques e pelo bom conhecimento tático em situações de velocidade. Destro, ele também é capaz de concluir jogadas com o pé esquerdo.
Experiência
Segundo dados do Sofascore, Felipe Anderson é o jogador com mais partidas entre todos os que disputaram as últimas três temporadas da Liga Italiana (108), o segundo com mais desarmes (222) e o terceiro em dribles certos (146).
O alto número de desarmes reflete a participação do jogador sem a posse de bola. Tanto é que Igor Tudor, atual técnico da Lazio, já escalou uma linha de cinco jogadores, com o reforço do Palmeiras atuando como ala pelo lado direito.
Mudança para a Itália
O jogador chegou a mencionar que sentiu diferença na transição da Itália para a Inglaterra, em 2018, principalmente devido à postura mais defensiva das equipes italianas.
“Aqui é mais intenso, mas creio que meu futebol encaixa mais aqui. Tem mais espaço para atacar, contra-atacar, pensar”, comentou Felipe Anderson em 2019.
Em outra ocasião, ele falou sobre seu estilo de jogo:
“Sempre gostei mais de criar e dar o último passe, mas tenho jogado numa parte mais ofensiva no West Ham. Tenho liberdade de vir para o meio buscar jogo, participar da criação, creio que o fato de poder jogar pelo meio ou na beirada pode me ajudar. Tenho vontade de fazer mais gols, mas o importante é sempre meu trabalho para o time.”