O Atlético de Madrid sofreu uma eliminação na Champions League. O time foi superado pelo Borussia Dortmund por 4 a 2 nesta terça-feira (16), no jogo de volta das quartas de final.
Mesmo terminando o jogo sem a vaga às semifinais, o time espanhol garantiu uma das últimas vagas da Europa para o Mundial de Clubes de 2025.
A vaga para o Mundial
O Atlético de Madrid conquistou sua vaga no Mundial de Clubes ao superar o Barcelona no ranking da FIFA. O clube blaugrana também foi eliminado nesta terça-feira, derrotado pelo PSG.
De acordo com o regulamento do Mundial, apenas dois times do mesmo país podem participar, a menos que um deles seja o campeão continental. Com isso, o Real Madrid também garantiu sua vaga como representante espanhol.
Ao término das quartas de final da Liga dos Campeões, o Atlético acumulou 67 pontos no ranking da FIFA para a classificação ao Mundial, enquanto o Barcelona ficou com 61 pontos.
Para o Barcelona se qualificar, seria necessário que o Atlético não avançasse na competição e que eles próprios se classificassem.
As vagas para o Mundial
Das 12 vagas reservadas aos clubes europeus, 11 estão preenchidas. Os dois postulantes finais são o Arsenal e o RB Salzburg.
O Arsenal se qualificará para o Mundial caso conquiste a Champions League 2023/24. No entanto, se o clube inglês falhar em alcançar esse feito, será o RB Salzburg que garantirá sua presença no torneio.
O Mundial de Clubes de 2025 acontecerá nos Estados Unidos, entre os dias 15 de junho e 13 de julho. O torneio contará com oito grupos, cada um com quatro times, que se enfrentarão em turno único.
Os dois melhores de cada grupo avançarão para as oitavas de final, onde os confrontos serão decididos em jogo único, seguindo para as fases subsequentes do mata-mata. Vale ressaltar que não haverá disputa de terceiro lugar.
Os brasileiros classificados
Quanto à limitação de representantes por país, cada nação poderá ter até dois times participantes, a menos que tenham conquistado a vaga por meio do título continental.
Um exemplo prático é o Brasil, que já possui três equipes garantidas – Palmeiras, Flamengo e Fluminense – como vencedores da Libertadores em 2021, 2022 e 2023, respectivamente.
Com base nisso, times brasileiros não podem se classificar para o Mundial de Clubes de 2025 pelo ranking. Na América do Sul, os times classificados pelo ranking atualmente seriam o Boca Juniors, River Plate e Olimpia. Esses clubes, portanto, garantiriam sua participação no torneio como representantes continentais.