Thiago Carpini recebeu o aval positivo da diretoria de futebol do São Paulo para permanecer no cargo na próxima rodada do Brasileirão. O jogo será contra o Flamengo, na quarta-feira (17), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.
Apesar de estar sob intensa pressão após a derrota para o Fortaleza na estreia do Brasileirão, além dos resultados recentes na Libertadores e no Paulistão, o treinador foi informado de que a diretoria manterá seu trabalho e ainda acredita em uma possível reação da equipe.
Thiago Carpini fala sobre a pressão
No último domingo, Carpini e o elenco terão folga, com a reapresentação marcada para esta segunda-feira (15), no CT da Barra Funda. Serão realizados dois treinamentos preparatórios para o confronto no Rio de Janeiro, no qual a comissão técnica provavelmente não poderá contar com Lucas, Rato e Rafinha, todos lesionados.
Em uma entrevista coletiva realizada já na madrugada de sábado para domingo, Carpini expressou que não teme ser demitido:
“O resultado é o que move tudo, mas tem o dia a dia, as ideias, o comando, a gestão, o respaldo do trabalho. E o resultado precisa vir ou a troca é inevitável. Isto não me preocupa, trabalho para fazer o melhor ao São Paulo.”
Desde sua chegada, Carpini comandou o São Paulo em 17 jogos, obtendo sete vitórias, seis empates e quatro derrotas, o que representa um aproveitamento de 52,9% dos pontos disputados. Durante esse período, ele conquistou o título da Supercopa.
Treinador está pressionado no cargo
Apesar de ter sido xingado de “burro” pelos torcedores após a derrota em casa na estreia do São Paulo no Campeonato Brasileiro, o técnico Carpini segue no cargo, mas enfrentará uma sequência difícil nos próximos dias, com três jogos consecutivos como visitante.
Na quarta-feira, o São Paulo enfrenta o Flamengo no Rio de Janeiro, e no domingo (21), o adversário é o Atlético-GO, em Goiânia, ambos pela Série A do Brasileirão. Na quinta-feira seguinte, o Tricolor viaja até Guayaquil, no Equador, para enfrentar o Barcelona, pela terceira rodada da Conmebol Libertadores.
O desempenho como visitante foi uma preocupação no ano passado, antes da chegada de Carpini. Em 2023, o clube passou um ano sem vitórias longe do Morumbis e teve um dos piores desempenhos fora de casa entre os times que disputaram o Brasileirão, conquistando apenas uma vitória em 19 jogos.
O treinador destacou o momento vivido:
“Cada ciclo é uma história, é fácil falar, mas vamos tentar passar a eles. São jogadores acostumados a desafios, adversidades, vitórias e derrotas. Conversar bastante, recuperar nossa autoestima. O que ficou para trás, ficou. Não só o jogo, mas o retrospecto ruim fora de casa, eu não estava aqui, não cabe a mim falar.”
“Tenho de falar do que preciso melhorar, e é nisso que vou focar nestes dias, de entender o que temos de melhor, fisicamente e tecnicamente, contra um adversário difícil fora de casa. Temos de ter um comportamento melhor em toda a partida, é o que o torcedor espera e o que esperamos também”, completou ele.
A agenda do São Paulo em abril
- 17/04 – 21h30 (horário de Brasília): Flamengo x São Paulo, no Maracanã – Brasileirão
- 21/04 – 18h30 (horário de Brasília): Atlético-GO x São Paulo, no Antônio Accioly – Brasileirão
- 25/04 – 21h (horário de Brasília): Barcelona-EQU x São Paulo, no Monumental – Copa Libertadores
- 29/04 – 20h (horário de Brasília): São Paulo x Palmeiras, no Morumbis – Brasileirão