A decisão de Fernando Diniz de iniciar a partida contra o Colo-Colo, na última terça-feira (9), com o volante Martinelli atuando como zagueiro no Fluminense, pegou os torcedores de surpresa.
No entanto, a estratégia deu certo, resultando na vitória do Tricolor por 2 a 1. No entanto, surge a questão: essa escolha se tornará uma prática comum? Inicialmente, parece improvável.
Martinelli pode ser mudado na posição
Desde a saída de Nino, vendido para o Zenit, o Fluminense tem enfrentado dificuldades para encontrar um parceiro adequado para Felipe Melo na defesa tricolor.
O plano inicial era contar com Thiago Silva já em janeiro. No entanto, não houve um acordo e espera-se que ele retorne ao clube em julho, após o término de seu contrato com o Chelsea.
Desde então, o volante Thiago Santos foi deslocado para a posição. Apesar da contratação no início do ano, o zagueiro de origem Antônio Carlos não conseguiu se firmar.
Além disso, Manoel, que voltou a jogar após cumprir suspensão por doping, sofreu uma lesão recente. Diante disso, a oportunidade acabou sendo dada a Martinelli.
Fernando Diniz explicou a escolha sobre o volante
No entanto, de acordo com Fernando Diniz, essa escolha deve ser considerada como uma medida pontual:
“Era uma opção sair com Martinelli. Funcionou muito bem contra Flamengo e hoje (contra o Colo-Colo) também. Talvez seja o único jogador do time que só não joga de goleiro comigo. Joga de lateral, atacante, de 10. É um jogador que está amadurecendo. Está criando cada vez mais recursos. Tem um futuro brilhante.”
O treinador apontou que a estratégia não é definitiva. “Não quer dizer que ele vai jogar todos os jogos ali, mas para essa partida foi providencial. Obviamente ficamos mais expostos, mas é um risco calculado e eles são treinados para exercer a função. Isso funcionou bem”, explicou.
A expectativa do Tricolor para o Campeonato Brasileiro
Diante do Bragantino, no próximo sábado (13), pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro, a expectativa é que Martinelli permaneça como titular.
Isso se deve ao fato de que Thiago Santos teve uma lesão confirmada depois das atividades desta sexta-feira (12).
Para o confronto, é provável que o Fluminense ainda não possa contar com Manoel, que está em estágio avançado da transição para retornar aos gramados.
No entanto, ainda é improvável que tenha condições de jogo, de acordo com o que foi inicialmente informado pelo ‘Canal do Lessa’. O jogo está marcado para às 21h (horário de Brasília).