A estreia de Artur Jorge pelo Botafogo começou com o pé esquerdo. Na primeira partida sob o comando do Alvinegro, o português viu sua equipe ser derrotada por 1 a 0 pela LDU, na altitude de Quito, em jogo válido pela 2ª rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores.
Uma novidade no primeiro jogo foi a escalação de um time com quatro atacantes – Jeffinho e Luiz Henrique ficaram pelos lados do campo, enquanto Júnior Santos e Tiquinho Soares ocuparam o meio.
A formação do Botafogo
O comandante explicou a formação, lamentou a forma como o time sofreu o gol, mas elogiou a evolução da equipe na etapa final.
Artur Jorge explicou a situação durante a coletiva de imprensa após o confronto:
“Aquilo que procuramos depois de algum tempo de trabalho, que não foi muito, foi trazer uma ideia de jogo que trouxesse uma característica que nós, enquanto comissão técnica, pretendemos implementar no Botafogo. A verdade é que nós jogando com dois atacantes mais fixos e dois atacantes mais nos corredores, procuramos criar condições de ter uma equipe mais ofensiva, que possa procurar com mais critério o gol do adversário.”
O treinador citou as falhas do Botafogo. “Acho que foi mesmo na questão do critério que falhamos no primeiro tempo, fomos uma equipe com muitos erros. Uma equipe que sofre um gol em um arremesso lateral, nesse nível de competição, desta forma, não é aceitável”, explicou.
Treinador destacou o segundo tempo
Para o treinador, a equipe melhorou ao longo do segundo tempo:
“Melhoramos bastante no segundo tempo, a equipe foi mais capaz, os jogadores procuraram tentar fazer aquilo que tinha sido pedido. Saímos daqui frustrados com o resultado, sabemos que podemos e vamos fazer muito melhor no futuro. Estamos trabalhando em cima do tempo também”.
“Mas com a consciência de que há margem para poder fazer melhor, porque essa é uma obrigação que teremos pela frente, uma vez que o resultado nos penaliza em função do que era esperado para o jogo de hoje”, completou o comandante do Botafogo.
Equipe tem potencial
Apesar da derrota que complica a situação do Botafogo na Libertadores, Artur Jorge viu potencial na equipe. O treinador português acredita que o Alvinegro demonstrou aspectos positivos em Quito e está confiante de que o time pode evoluir:
“Satisfeito com aquilo com aquilo que os jogadores fizeram. Satisfeito com a entrega e o empenho, satisfeito com aquilo que procuraram desempenhar como missão, mas o que define o desempenho é o resultado, eu e os jogadores sabemos disso. Sabemos que fizemos algumas coisas erradas que são muito castigadoras a esse nível, mas temos que ver o que fizemos de bom para poder potencializar.”
“Sobre o desempenho estou muito satisfeito porque acredito nos atletas. Acredito que podemos fazer muito melhor. Foi um resultado negativo, mas é uma equipe vai procurar fazer melhor”, finalizou o treinador.
Por fim, Artur Jorge citou as competições que o time ainda tem ao longo da temporada:
“Temos Brasileiro e a Libertadores. Não poderia querer melhor companhia, um melhor elenco como este que tenho ao meu serviço. Satisfeito e preparado para outras batalhas que virão.”
O Botafogo é o único time do Grupo D que ainda não pontuou. Com duas derrotas em dois jogos, o Alvinegro ocupa a lanterna da chave, que é liderada por Universitario e Junior Barranquilla (ambos com 4 pontos). A LDU conquistou seus primeiros 3 pontos na competição.