O Atlético-MG está prestes a iniciar sua terceira competição em 2024. No domingo (15), o Galo enfrentará o Corinthians em Itaquera, em São Paulo.
O jogo começa a partir das 16h (horário de Brasília). A partida será válida primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
A campanha no Brasileirão
Até o momento, o clube já conquistou o Campeonato Mineiro e iniciou a fase de grupos da Copa Libertadores com dois triunfos, ocupando a liderança do Grupo G.
Na Série A, as metas do Atlético-MG incluem objetivos financeiros e esportivos. Financeiramente, o clube visa estar entre os seis primeiros colocados, garantindo assim uma vaga, pelo menos, na pré-Libertadores de 2025. Em termos esportivos, o Galo almeja estar na briga pela liderança da tabela.
No ano passado, o Atlético terminou na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, ficando a apenas quatro pontos de distância do Palmeiras, que foi o campeão da edição.
A oscilação nas primeiras rodadas teve um impacto significativo no resultado final, com o clube vencendo dois jogos, empatando um e sofrendo duas derrotas nos primeiros cinco jogos.
Jogadores falam sobre a expectativa
Dessa forma, agora, o Galo espera ter um início mais positivo para estar desde o começo na briga pelas primeiras posições.
Hulk, porém, destacou a preparação do time para a competição nacional:
“Nos preparamos sempre. O objetivo é iniciar com uma vitória. É difícil jogar contra o Corinthians lá. Se iniciarmos bem – depois temos dois jogos em casa – acredito que vamos chegar com muita força para irmos longe no Brasileiro.”
Arana, por outro lado, ressaltou a competitividade do Campeonato Brasileiro. “O Brasileirão sempre é competitivo. A lição que tiramos do ano passado é focarmos em todos os jogos. Perdemos muitos pontos para times da parte debaixo da tabela”, apontou.
O lateral destacou a estratégia para a temporada. “Tratar todas as partidas como uma final. Vamos com mais confiança. Logo na estreia, temos um adversário de tradição. Queremos iniciar com o pé direito”, completou ele.
Paulinho também destacou a dificuldade do torneio:
“É difícil, temos que ir jogo a jogo, o máximo de concentração. Muitas vezes, vamos chegar cansados das partidas que temos no meio de semana. Mas não tem jeito, o calendário é dessa forma, temos que estar preparados.”
Favoritismo é descartado
Os jogadores do Atlético procuram descartar qualquer tipo de favoritismo. Eles citam o exemplo do Botafogo do ano passado, que muitos não consideravam como possibilidade de brigar pela taça, mas acabou surpreendendo.
“O Brasileirão é sempre uma caixa de surpresa. Ano passado ninguém falava do Botafogo. Claro, tem grandes elencos, como, Flamengo, Palmeiras, a gente tem um investimento muito alto. Mas isso não entra em campo, temos que fazer por merecer”, citou Arana.
Para Hulk, o Brasileirão é um torneio complexo e que exige esforço:
“O Brasileiro é o campeonato mais difícil que existe. Podemos citar dez times que têm chance de chegar. Ano passado, ninguém acreditava que o Botafogo chegaria antes do campeonato. Pena que pecou muito. Então, pode ter surpresa. Temos que fazer nosso papel para estarmos na ponta.”