O brasileiro Robson Matheus, meio-campista do Always Ready, clube da Bolívia, abriu o jogo e relatou ter recebido uma ligação nesta semana oferecendo dinheiro em troca de levar um cartão amarelo.
A intenção é de que ele fosse amarelado no confronto contra o Defensa y Justicia, pela Copa Sul-Americana. A partida está prevista para a próxima quarta-feira (10).
Robson Matheus revela ligação e tentativa de manipulação
O jogador afirmou que o telefonema foi originado de um número do Paraguai. Além disso, em conversa com a imprensa, ele compartilhou os detalhes com os jornalistas locais, assegurando que recusou a oferta.
Em contato com O GLOBO, Robson Matheus confirmou que foi o único jogador do Always Ready a receber a oferta. No entanto, ele preferiu não dar mais detalhes sobre o assunto.
Brasileiro conta detalhes da proposta
O jogador, que concedeu uma entrevista coletiva ao lado do advogado do Always Ready na última segunda-feira (8), revelou que inicialmente ofereceram cinco mil dólares (cerca de R$ 25 mil, na cotação atual). No entanto, depois da sua recusa, aumentaram a proposta para 10 mil dólares (R$ 50 mil), que ele também recusou prontamente.
“Algo ruim aconteceu. Recebi uma ligação, primeiro me oferecendo 5 mil dólares para que eu levasse um amarelo no jogo contra o Defensa y Justicia. Eu disse que não, que isso não era do meu caráter e que estou começando no futebol”, começou o jogador.
“Quando recusei, me ofereceu 10 mil dólares, e voltei a dizer que não, que jogo futebol porque amo, não por dinheiro”, completou Robson Matheus.
Always Ready dá o suporte para o jogador
Robson, de 21 anos, relatou o episódio à diretoria do Always Ready, clube boliviano, que ofereceu apoio e organizou um momento para que o jogador conversasse com os jornalistas antes da partida da próxima quarta-feira.
“Como o número era desconhecido, eu atendi. Era um número paraguaio. Mas não aceitei, e isso me deixou mal por dentro. Vim para o treinamento, contei à diretoria o que aconteceu, e agora eles estão me apoiando com isso”, explicou o jogador.
O Always Ready está no Grupo A da Copa Sul-Americana, juntamente com Defensa y Justicia (Argentina), Cesar Vallejo (Peru) e Independiente Medellín (Colômbia). Os bolivianos enfrentam os argentinos na próxima quarta-feira, às 19h (horário de Brasília).
Esse caso se assemelha a uma tentativa de manipulação de resultados, semelhante ao que aconteceu recentemente no futebol brasileiro, como revelado na “Operação Penalidade Máxima”. Essa operação revelou o envolvimento de diversas pessoas e jogadores em esquemas de apostas esportivas.
#RobsonMatheus, jugador de #AlwaysReady, denuncia que recibió una llamada en la cual le habrían pedido se haga sacar una tarjeta amarilla en el partido frente a @ClubDefensayJus, el futbolista indicó que la persona que lo llamó le ofreció hasta 10 mil dólares. pic.twitter.com/DwL1jybSLA
— Luis Butron Carrasco (@butron_carrasco) April 8, 2024