O Everton foi novamente punido com a perda de dois pontos na Premier League, por uma nova violação das regras de lucratividade e sustentabilidade da liga inglesa.
Esta é a segunda penalidade imposta pelo comitê independente da Premier League ao clube de Liverpool, que agora acumula oito pontos de dedução na tabela.
A primeira perda de pontos
Em novembro, durante o primeiro julgamento por quebra do fair play financeiro, o Everton perdeu dez pontos, o que gerou muitos protestos da torcida contra a Premier League. Na ocasião, uma faixa chegou a ser exibida por um avião chamando a entidade de corrupta.
No final de fevereiro, o clube apelou contra a decisão e conseguiu reverter a punição para seis pontos. Com a perda de mais dois pontos agora, o time caiu para uma posição inferior na classificação da Premier League.
Assim sendo, agora está com 27 pontos, ocupando o 16º lugar, apenas dois pontos e duas posições acima da zona de rebaixamento.
A punição da Premier League
Em janeiro, o clube foi novamente denunciado por violar as regras financeiras da liga.
“Durante uma audiência de três dias no mês passado, a comissão independente ouviu evidências e argumentos do clube a respeito de uma série de potenciais fatores atenuantes para a violação admitida de 16,6 milhões de libras (R$ 106 milhões), incluindo o impacto de suas duas acusações sucessivas. Feito isso, a comissão determinou que a sanção adequada seria a dedução de dois pontos, com efeito imediato.”
“A comissão independente reafirmou o princípio de que qualquer violação das regras financeiras é significativa e justifica, na verdade exige, uma sanção desportiva”, completou a comissão independente da Premier League, responsável pela punição, por meio de uma nota.
Everton se pronuncia após a punição
Também em comunicado oficial, o Everton agradeceu à comissão por ter ouvido e levado em consideração seus argumentos, mas afirmou que irá recorrer da decisão, pois entende que a punição não foi justa:
“Embora a posição do clube tenha sido a de que nenhuma sanção adicional era apropriada, o clube tem o prazer de ver que a comissão deu crédito à maioria das questões levantadas, incluindo o conceito de dupla punição, as importantes circunstâncias atenuantes que o clube enfrenta devido à guerra na Ucrânia e ao elevado nível de cooperação e admissão precoce da violação do clube.”
“O Everton continua empenhado em trabalhar em colaboração com a liga em todos os assuntos relacionados com as regras financeiras”, afirmou o clube, por meio de um comunicado.
“Mas está extremamente preocupado com a inconsistência das diferentes comissões no que diz respeito às deduções de pontos aplicadas”, completou um trecho da nota do Everton.