Depois do Superior Tribunal de Justiça Desportiva julgar improcedente o pedido do Santa Cruz para disputar a Série D deste ano, o presidente coral, Bruno Rodrigues, revelou uma nova ideia para manter o clube em atividade nesta temporada.
A proposta envolve a realização de um torneio no segundo semestre, reunindo clubes que, assim como o Santa Cruz, estão fora das divisões nacionais. Entre eles, estão a Portuguesa, o Paraná, o Joinville e o Campinense.
Santa Cruz confirma o interesse de novo torneio
A informação foi divulgada inicialmente pelo canal de internet “Léo Medrado e Traíras” e posteriormente confirmada pelo portal de esportes ge com o próprio presidente do Santa Cruz, Bruno Rodrigues.
“É uma ideia e vamos agora saber a viabilidade da realização desse torneio que serviria para movimentar esses clubes. Nesse fim de semana já vou começar a fazer alguns contatos, para ver o ânimos desses clubes. Sabemos que não é fácil, mas vamos tentar”, afirmou Bruno Rodrigues.
Sobre a derrota no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o presidente do Santa Cruz afirmou que o clube não deve recorrer da decisão. Segundo o dirigente, é momento de “encarar a realidade”:
“A princípio não vamos (recorrer). A cada dia fica mais difícil essa possibilidade e vamos partir para cenários mais realistas, que é manter o clube até o final do ano com tudo em dia.”
O presidente do Santa Cruz falou que vai esperar a final da Série D para chegar a uma conclusão sobre a possibilidade:
“Vamos esperar o final da Série D, a volta do Itamar (Schuller, técnico) e do Francisco Sales (executivo de futebol, ambos emprestados ao Retrô) para começarmos a nossa pré-temporada. Já temos uma espinha dorsal, ao contrário de como recebemos o clube, começando do zero.”
A decisão sobre a Série D
Apesar do pleito do Santa Cruz para herdar uma vaga na Série D deste ano ter sido oficialmente negado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o assunto não está encerrado internamente no clube.
A direção e o departamento jurídico do Santa Cruz afirmam que vão analisar o acórdão do processo assim que o documento estiver disponível e não descartam a possibilidade de entrar com recurso para recorrer da decisão, inclusive dentro do próprio órgão. Essa é a posição do clube, conforme sustentada pelo vice-presidente, Marco Benevides.
Como representante do Santa Cruz, o dirigente esteve presente na sede do STJD, no Rio de Janeiro, durante o julgamento no Pleno, acompanhado pelo diretor de futebol Diego Hydalgo. O presidente tricolor, Bruno Rodrigues, não pôde comparecer.
O clube se pronunciou sobre o assunto:
“A gente vai fazer uma análise do acórdão juntamente com o jurídico e avaliar eventuais medidas a serem adotadas. A gente não está cravando que vamos recorrer da decisão, mas sim que haverá avaliação. Por ora, o Santa Cruz nem afirma que encerra nessa instância e também não afirmamos que vai haver recurso. Vai ocorrer uma análise da decisão.”