O sonhado bicampeonato gaúcho não se tornou realidade para o Juventude. Na tarde do último sábado (6), o Alviverde acabou derrotado de virada pelo Grêmio por 3 a 1 na Arena.
Depois de abrir o placar no início do jogo com Gilberto, o Papo sofreu dois gols em um intervalo de apenas três minutos no final do primeiro tempo, marcados por Cristaldo e Diego Costa.
Roger Machado lamentou a derrota
Na entrevista coletiva após a partida, o técnico Roger Machado lamentou a situação e classificou como “descontrole emocional”. Para ele, a virada sofrida foi determinante para o restante do jogo.
No entanto, também fez questão de ressaltar as duas boas atuações apresentadas pela equipe:
“Os dois jogos da final penso que a gente competiu bastante, jogamos bastante, tivemos muita lucidez. Foram jogos diferentes. No segundo jogo da final, a gente teve a felicidade de sair na frente, como a gente planejou e treinamos.”
Efeito do primeiro tempo
O treinador destacou a ofensividade que o Juventude ao longo da final. “Tivemos oportunidade até mesmo de fazer o segundo gol. Em três minutos de descontrole emocional, perdemos o controle do jogo, motivado pela atmosfera da partida. O Grêmio nos pressionou e conseguiu a virada”, analisou.
Roger Machado destacou que tudo foi efeito do primeiro tempo:
“A partir daí, tudo o que acontece na partida é causa e efeito do que aconteceu no final do primeiro tempo. As mudanças para colocar o time mais para frente, ficamos no jogo boa parte do segundo tempo até o terceiro gol. Sabemos que seria uma oportunidade, mas infelizmente ela não aconteceu.”
Gosto amargo
Por todas as circunstâncias da partida, até mesmo por ter aberto o marcador logo no início do confronto, Roger admite que o vice-campeonato deixa um gosto amargo:
“Fica um pouco a sensação de que a gente poderia ter vencido. Mas, muito orgulho, muita satisfação de estar na frente desse grupo, porque quando iniciou a gente pensou que queria chegar até o final, nós chegamos não vencemos e vamos aprender com os eventos da partida.”
Sem digerir a derrota
Depois da final do Gauchão, o Juventude tem pouco tempo para digerir a derrota. No próximo sábado (13), o Alviverde estreia no Campeonato Brasileiro, contra o Criciúma, às 18h30 (horário de Brasília), no Heriberto Hulse.
Para o técnico, o Papo chega fortalecido para a disputa nacional, que é o principal objetivo da temporada:
“Penso que saímos nos fortalecendo nessa competição para encarar o que a gente sabe que é nosso principal objetivo da temporada, que é o Campeonato Brasileiro. Penso que a gente está bem fortalecido porque a gente tem uma boa base, a gente tem uma boa estrutura, 90, 99% dos jogadores reagiram bem dentro desse ambiente de pressão, jogaram, competiram e a gente vai buscar as alternativas para o Campeonato Brasileiro.”
O treinador destacou que tem uma boa perspectiva do Juventude para a disputa do Campeonato Brasileiro. “Mas eu penso que a gente tem uma ótima perspectiva para o Brasileiro pelo o que a gente apresentou”, apontou Roger Machado.