O Ceará conquistou mais uma vez o título do Campeonato Cearense. Um dos principais protagonistas dessa conquista é o técnico do Alvinegro, Vagner Mancini. O treinador assumiu a equipe no final de 2023 e implementou uma reformulação completa.
Neste ano, o Ceará sofreu apenas uma derrota e demonstrou uma organização impressionante em campo. Mancini celebrou a conquista do título.
Dedicatória especial após o título
Depois do confronto, o treinador fez uma dedicatória especial:
“Eu gostaria de dedicar esse título à torcida do Ceará, que representa muitas pessoas, e à minha mãe que hoje faria 82 anos hoje.”
Em 2024, o Ceará não sofreu derrotas nos Clássicos-Rei disputados. No primeiro encontro do ano, empatou em 3 a 3, e no jogo de ida da final, o placar permaneceu zerado, sem nenhum gol marcado.
Além disso, venceu com um gol de Raí Ramos em um confronto da Copa do Nordeste. O técnico elogiou a equipe pelo desempenho nestes jogos:
“É um time novo, montado em 90 dias, diante de uma equipe forte que vem jogando o Cearense em vários anos. O título tem um peso muito importante não só para uma virada de chave para o Ceará, mas por tudo aquilo que tem acontecido no clube este ano.”
Mancini citou as mudanças que foram implementadas no Ceará. “A gente conseguiu mudar coisas importantes e que foram significativas para o título”, destacou o comandante.
O Ceará não deixou de acreditar
O treinador comentou sobre o trabalho que foi realizado e garantiu que o Ceará acreditava no título:
“Em momento algum deixamos de acreditar. Tínhamos a certeza, dentro das nossas possibilidades que o título seria nosso. Porque nós enfrentamos o Fortaleza pela quarta vez e todos os jogos tivemos ligeira vantagem. Isso aí vem para nos premiar.”
O primeiro título de Vagner Mancini como treinador do Ceará foi conquistado em 2011. Antes disso, como jogador, o treinador também levantou uma taça com a camisa alvinegra, em 2002.
O elenco montado para esta temporada foi projetado levando em consideração as características do treinador. De início, a equipe adotou uma abordagem bastante ofensiva.
No entanto, aos poucos, o comandante encontrou o equilíbrio necessário, demonstrando uma evolução significativa na defesa.
Desde que chegou ao Vovô em 2023, Mancini já comandou a equipe em 28 partidas. Na presente temporada, o Ceará continua na disputa da Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série B do Campeonato Brasileiro.