O elenco do Botafogo ainda não está fechado para o primeiro semestre da temporada 2024. O clube planeja aproveitar a janela específica para jogadores que disputaram campeonatos estaduais.
Ela, inclusive, se encerra em 19 de abril, para buscar novas peças. “A janela está fechada, mas atualmente existe uma nova janela de transferência que atletas que atuaram no campeonato estadual, a gente pode fazer uma possível transferência”, comentou Alessandro Brito, chefe do departamento de scout do clube.
“A gente está atento a isso, até também para poder enxugar nosso elenco e dar rodagem para alguns atletas. Vamos utilizar essa janela brasileira, vamos dizer assim, janela estadual, para isso”, completou o dirigente em entrevista à Botafogo TV.
Defesa é foco para John Textor
Um dos setores que tendem a ser reforçados é a defesa do Botafogo. O sócio majoritário da SAF, o empresário americano John Textor, ficou incomodado com o comportamento dos zagueiros na derrota para o Junior Barranquilla.
O sistema defensivo alvinegro tem sido alvo de questionamentos neste início de temporada. A equipe tem uma média de praticamente um gol sofrido por partida, mesmo enfrentando em sua maioria equipes de menor investimento no Cariocão.
A zaga passou por uma reformulação praticamente completa em relação à temporada passada. Das quatro principais opções que o Alvinegro tinha no setor, apenas o angolano Bastos permanece no elenco.
Redução de elenco
Outra preocupação da diretoria alvinegra neste período de transferências será reduzir o tamanho do elenco, conforme solicitado pelo novo treinador, o português Artur Jorge.
Em sua coletiva de apresentação, ele afirmou que o grupo é um pouco mais extenso do que o ideal para o tipo de trabalho que ele gosta de realizar.
A tendência é que alguns jogadores com pouca participação em campo sejam negociados pelo Botafogo para que possam se desenvolver, especialmente os mais jovens que ainda não conseguiram conquistar espaço no elenco.
Essa decisão também está nas mãos do novo treinador, que terá um período curto para fazer essas avaliações. A janela de transferências fecha no dia 19 de abril.
Artur Jorge inicia trabalhos no Botafogo
O Botafogo teve sua sexta-feira marcada pelo primeiro contato do novo treinador Artur Jorge com o elenco alvinegro. O português chegou ao Brasil na última quarta-feira (3) e conduziu o treinamento após a folga que os jogadores receberam após a estreia na Copa Libertadores.
Antes de comandar a primeira atividade com o grupo, Artur teve uma breve reunião com o auxiliar técnico fixo do Glorioso, Fábio Matias, que compartilhou informações com a nova comissão técnica. Matias vinha comandando a equipe desde a demissão de Tiago Nunes, em fevereiro.
Em seguida, o português se isolou com os outros quatro membros da comissão técnica que trouxe do Braga antes da atividade. Artur se apresentou ao grupo de jogadores na sala de reuniões do elenco e a impressão inicial é de que o português chega empolgado com a oportunidade.
Chamou a atenção o fato de que Artur já conhecia e se referia a todos os atletas pelo nome, mostrando conhecimento do grupo. Isso é algo notável, especialmente considerando que se trata de um treinador que veio de fora do país para assumir um elenco grande, algo incomum.