Na tarde deste sábado (6), o Botafogo apresentou o técnico Artur Jorge em uma entrevista coletiva realizada no Nilton Santos. O treinador português, de 52 anos, deixou o Braga, de Portugal, para assumir o comando do clube carioca, firmando um contrato de dois anos.
Interesse em vir ao Brasil
Durante a coletiva de imprensa, o treinador comentou sobre o acerto e disse que a decisão foi fácil de ser tomada por conta do tamanho do Botafogo. “Para mim foi muito fácil”, garantiu o comandante português.
“Na primeira conversa que tivemos com o John sobre a possibilidade de eu ter interesse de vir para cá, foi fácil, porque eu conheço a dimensão do Botafogo, sei perfeitamente”, completou ele.
“É daqueles clubes que desde muito novo quem é apaixonado pelo futebol, que é o meu caso, desde sempre que ouvi falar. Quando falamos em Brasil, falamos também em Botafogo”, finalizou Artur Jorge.
A negociação com o Botafogo
O Botafogo desembolsou 2 milhões de euros (equivalente a cerca de R$ 10,8 milhões na cotação atual) para garantir a liberação imediata do treinador.
Artur Jorge foi a escolha prioritária de John Textor por conta do seu estilo de jogo ofensivo, o que o tornou a opção ideal para liderar a equipe:
“Não seria muito coerente se dissesse que minha ideia é manter o que está sendo feito. Meu objetivo nesse momento é fazer com que este Botafogo possa ser uma equipe dominante, que tenha coragem, preenchida de valores que cremos que podem identificar e ter uma identidade muito própria.”
“Para que nós possamos, dentro daquilo que é o contexto do elenco, ajustar e determinar aquilo que é nossa ideia de jogo”, completou o comandante.
“Para conseguirmos de uma forma muito clara fazer com que os jogadores se adaptem e acreditem naquilo que é a ideia de toda a comissão técnica, para conseguirmos criar uma equipe que possa ter também aquilo que é a identidade de sua comissão técnica”, garantiu.
A comissão técnica
Além de Artur Jorge, o clube também recebe os assistentes Franclim Carvalho e João Cardoso, o analista de desempenho André Cunha e o preparador físico Tiago Lopes.
Com essa equipe técnica reforçada, o Botafogo busca fortalecer sua estrutura e maximizar seu desempenho em campo.