Renato Augusto teve que deixar o campo ainda no primeiro tempo do jogo contra o Alianza Lima devido a dores na panturrilha, na estreia do Fluminense na Copa Libertadores. A partida, que aconteceu na quarta-feira (3) terminou em empate por 1 a 1.
O ex-Corinthians foi substituído por Lima. Apesar do contratempo, as dores não são consideradas graves inicialmente, e o jogador será reavaliado junto com o restante do elenco na reapresentação desta sexta-feira (5), no CT Carlos Castilho.
A escolha de Fernando Diniz para o jogo
Renato foi a escolha de Fernando Diniz para substituir um dos oito desfalques do Fluminense no Peru – especificamente, Paulo Henrique Ganso.
O jogador deixou o campo aos 27 minutos do primeiro tempo, no estádio Alejandro Villanueva. A saída dele foi antes que a situação em sua panturrilha se agravasse.
Durante sua participação em Lima, Renato teve uma precisão de passe de 86% em 22 tentativas e também realizou um desarme.
Desde seu retorno ao Brasil, para o Corinthians, em julho de 2021, a panturrilha tem sido um ponto de atenção para Renato Augusto em três ocasiões.
Em 2022, o meia enfrentou uma lesão e um edema na panturrilha direita. No ano passado, em junho, ele sofreu uma contratura muscular na panturrilha esquerda. Esses dados são do Espião Estatístico, do GE.
Renato Augusto já está no Rio de Janeiro
O jogador já se encontra no Rio de Janeiro, tendo chegado com o restante do elenco do Fluminense na manhã desta quinta-feira (4), no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão).
Na chegada, Marquinhos – autor do gol do Tricolor em Lima – destacou o intervalo sem jogos em meio à maratona de sete partidas que o Fluminense terá em abril.
O próximo desafio do Fluminense será contra o Colo-Colo, no Maracanã, às 21h30 da próxima terça-feira (9). A partida do Tricolor será válida pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores.
Marquinhos chama atenção
Marquinhos é, em teoria, a terceira opção disponível para o ataque no banco de reservas do Fluminense. Os titulares são Jhon Arias e Keno, com Douglas Costa sendo a primeira escolha para possíveis substituições na linha de frente.
O camisa 77 é considerado o seguinte na hierarquia. No entanto, essa ordem pode ter sofrido alterações após a pausa da Data FIFA.
A decisão de escalar Marquinhos como titular em vez de Douglas Costa se baseou em três motivos principais: suas boas performances nos treinamentos, sua capacidade de atuar em diferentes posições e o fato de que seu concorrente estava se recuperando de uma lesão.
Nesse sentido, ele surpreendeu ao conquistar uma vaga na equipe titular. Contra o Alianza Lima, ele mostrou que pode competir pela titularidade de Keno.
O jogador comemorou a fase após a partida:
“Estou muito feliz. Estava trabalhando para isso. Feliz por fazer o primeiro gol com essa camisa e seguir ajudando cada vez mais o Fluminense. […] Desde o primeiro contato, ele (Fernando Diniz) deixou claro que eu tinha características para atuar em outras posições. Isso é bom porque apreendo a atuar em diversas partes do campo. Estou muito feliz de estar aqui e trabalhando com o Diniz.”