Conquistar o bicampeonato da Libertadores é uma grande obsessão do Atlético-MG nesta temporada. O clube foi campeão em 2013 e desde então tem enfrentado eliminações nos mata-matas.
Em meio às finais do Campeonato Mineiro contra o Cruzeiro, o Galo estreia na competição internacional na quinta-feira (4).
O jogo jogo do time na fase de grupos será contra o Caracas, na Venezuela. Um dos nomes que pode fazer diferença é Paulinho.
O destaque de Paulinho no Galo
Com dois gols na temporada, o camisa 10 do Galo tem uma relação especial com a competição internacional. Afinal, o atacante vai disputar a Libertadores pela terceira vez na carreira e coleciona números que chamam a atenção.
No ano passado, pelo Atlético-MG, foi vice-artilheiro, terminando com sete gols anotados. O time mineiro começou na pré-libertadores e foi eliminado nas oitavas de final para o Palmeiras, no Allianz Parque.
Ao todo, o Galo teve pelo caminho as seguintes equipes: Carabobo, Millonarios, Libertad, Alianza Lima, Athletico e Palmeiras.
Estreia foi pelo Vasco
Antes, Paulinho estreou na competição em 2018, quando ainda defendia o Vasco. Ele foi o primeiro jogador nascido nos anos 2000 a marcar um gol na competição.
Naquele ano, Paulinho terminou sua participação na Libertadores pelo Vasco com dois gols. Além disso, teve duas assistências.
No seu primeiro ano pelo Galo, o camisa 10 participou de 11 gols em oito jogos disputados. Foram sete gols marcados e quatro assistências. Essa marca levou o Atlético-MG até as oitavas de final da competição, quando foi eliminado pelo Palmeiras.
Ao todo, na sua carreira, Paulinho soma nove gols e seis assistências na competição. São 15 participações diretas em 14 jogos disputados, resultando em uma média pouco superior a uma participação em gol por jogo.
Paulinho no Atlético ou no Vasco: qual ano foi melhor?
Confira a comparação entre o desempenho dele em 2018, quando era jogador do Vasco, para a temporada passada, quando já estava no Atlético-MG. Os dados são do portal GE.
Paulinho na Libertadores de 2023, pelo Atlético-MG
- Carabobo 0x0 Atlético
- Atlético 3×1 Carabobo (um gol e duas assistências)
- Millonarios 1×1 Atlético (um gol)
- Atlético 3×1 Millonarios (dois gols e uma assistência)
- Atlético 0x1 Libertad
- Athletico-PR 2×1 Atlético (um gol)
- Atlético 2×1 Athletico (dois gols)
- Alianza Lima 0x1 Atlético (uma assistência)
- Atlético 1×1 Libertad
- Atlético 0x1 Palmeiras
- Palmerias 0x0 Atlético
- Total: sete gols e quatro assistências em oito jogos
Paulinho na Libertadores 2018 – quando atuava pelo Vasco
- Vasco 0 x 0 Cruzeiro
- Vasco 0 x1 Universidad de Chile
- Vasco 0x4 Jorge Wilstermann
- Vasco 4×0 Jorge Wilstermann (um gol)
- Vasco 2×0 Universidade Concepción (um gol e uma assistência)
- Vasco 0x4 Universidade Concepción (uma assistência)
- Total: dois gols e duas assistências em seis jogos