O Grêmio finalmente está de volta à Libertadores após quatro anos de espera para jogar a fase de grupos da principal competição do continente.
No entanto, a estreia ficou em segundo plano por conta da decisão do Campeonato Gaúcho. No jogo de ida da final do estadual, o time ficou no 0 a 0 com o Juventude.
Os desafios envolvendo a estreia do Grêmio
Com a atenção dividida, a missão de enfrentar o The Strongest a partir das 21h desta terça-feira (2). O primeiro desafio será a altitude de La Paz. Além disso, o time ficará a cargo dos reservas.
O técnico Renato Portaluppi optou por priorizar a final do estadual contra o Juventude. O jogo será no próximo sábado (6), em busca do heptacampeonato gaúcho.
Isso significa que o resultado na Bolívia pode ser comprometido, já que restarão mais cinco jogos na competição continental para a equipe buscar a classificação em caso de derrota.
A equipe do Tricolor para o confronto
A provável escalação do Grêmio será: Marchesín; Fabio, Gustavo Martins, Natã e Wesley Costa; Dodi e Du Queiroz; Galdino, Nathan e Nathan Fernandes; João Pedro Galvão.
Destes, apenas quatro já disputaram uma partida de Libertadores. A maioria dos jogadores do Tricolor, inclusive, terá sua primeira experiência no torneio.
Os reservas também farão o primeiro encontro da história entre Grêmio e The Strongest, já que os clubes nunca se enfrentaram anteriormente.
Nas duas vezes em que jogou no Hernando Siles, o Grêmio enfrentou o Bolívar, conquistando uma vitória por 2 a 1 em 1983, com Renato em campo.
O obstáculo da altitude
Para tentar buscar a segunda vitória em La Paz, os comandados de Renato terão que lidar com os efeitos da altitude, que ultrapassa os 3.630 metros.
Náuseas e dificuldades respiratórias são alguns dos sintomas mais comuns para quem não está acostumado ao ar rarefeito.
The Strongest é o carrasco dos basileiros
Historicamente, os brasileiros têm tido pouca sorte contra o The Strongest no Hernando Siles. Segundo levantamento do Espião Estatístico do ge, foram 17 confrontos, com apenas três vitórias brasileiras, quatro empates e 10 vitórias dos bolivianos.
Os registros das vitórias brasileiras sobre o The Strongest em La Paz são:
- 09/04/2003: The Strongest 0x2 Corinthians
- 13/03/2013: The Strongest 1×2 Atlético-MG
- 29/06/2022: The Strongest 1×2 Ceará
A maior vitória do The Strongest sobre uma equipe brasileira em La Paz foi de 5 a 0 contra o Athletico-PR, pela Libertadores de 2022. Em 2000, pela mesma competição, o time boliviano venceu o Juventude por 5 a 1, adversário do Grêmio no próximo sábado.
A expectativa de público no Hernando Siles para esta noite é entre 25 mil e 30 mil pessoas. O jogo começará às 21h desta terça-feira (horário de Brasília), marcando o início da jornada do Grêmio em busca do tetracampeonato continental.