A derrota por 1 a 0 para o Santos no último domingo (31) deixou o Palmeiras mais distante de conquistar o tricampeonato do Paulistão.
No entanto, os torcedores podem encontrar conforto no histórico recente da equipe sob o comando de Abel Ferreira para acreditar em uma virada no próximo domingo (7), às 18h (horário de Brasília), no Allianz Parque.
Histórico à favor do Palmeiras
Nos dois Campeonatos Paulistas conquistados pelo Palmeiras sob o comando de Abel Ferreira, a equipe iniciou a disputa em desvantagem, sendo derrotada na primeira partida.
Isso aconteceu em 2022 contra o São Paulo e em 2023 contra o Água Santa; em ambas as ocasiões, o título foi garantido ao final dos 180 minutos da decisão.
É dentro desse contexto que o Palmeiras busca seu primeiro tricampeonato estadual desde a década de 1930. Para se sagrar campeão no próximo domingo, o Verdão precisa vencer o Santos por uma diferença de dois gols no Allianz Parque.
Afinal, uma vitória por apenas um gol de diferença levará a disputa para as cobranças de pênaltis.
O título quase perdido
Em 2022, o Palmeiras chegou a enfrentar uma desvantagem de três gols diante do São Paulo, no Morumbi. No entanto, um gol de Raphael Veiga nos momentos finais do jogo de ida no Morumbi selou o placar de 3 a 1 para o Tricolor e acendeu a esperança de um resultado positivo.
A virada se concretizou rapidamente. Na primeira etapa do jogo de volta, a vantagem do São Paulo se desfez e o Palmeiras deslanchou para uma memorável goleada. Uma vitória por 4 a 0 garantiu o primeiro título de Paulistão de Abel Ferreira.
No ano seguinte, o inesperado Água Santa conquistou uma vantagem ao vencer o Palmeiras por 2 a 1 na Arena Barueri. O gol de Endrick deixou a situação semelhante à que o time enfrentará no próximo domingo, porém, a resposta no ano anterior foi muito além do esperado.
Novamente no Allianz Parque, o Palmeiras venceu por 4 a 0, repetindo o mesmo placar da final contra o São Paulo em 2022, e conquistou o bicampeonato estadual. Na primeira etapa, o time alviverde já ostentava uma vantagem de três gols, consolidando o título com um gol de Flaco López.