O tema da renovação de Gabigol, que está em seu último ano de contrato com o Flamengo, voltou à tona após a suspensão do atacante pelo Tribunal de Justiça Antidopagem na semana passada.
O Rubro-Negro, que anteriormente havia chegado a um acordo informal com o staff do jogador para estender o vínculo até o fim de 2028, recuou dessa decisão.
Agora, o clube decidiu adiar a resolução da situação para dezembro e admite a possibilidade de o atacante assinar um pré-contrato com outro clube a partir de julho. Gabigol esteve recentemente na mira do Corinthians.
Landim fala sobre renovação de Gabigol
Em entrevista à Rádio CBN, o presidente Rodolfo Landim falou sobre a possibilidade de renovação entre Flamengo e Gabigol:
“O contrato do Gabriel termina dia 31 de dezembro, e a partir do dia 1º de junho ele tem liberdade de assinar com qualquer outro clube. O Flamengo historicamente já demonstrou em diversas oportunidade que ele leva o contrato dos jogadores até o fim e renova no final. Fizemos isso com Diego Ribas, Diego Alves, Filipe Luís, Bruno Henrique, e eles renovaram com o Flamengo.”
“Aconteceu, por exemplo, que o Everton Ribeiro a gente fez uma proposta e ele recebeu uma oferta melhor no mercado. Não conseguimos igualar essa proposta e desejamor sorte para ele”, completou o mandatário, assumindo o risco de perder Gabigol.
Acordo havia sido alinhado entre jogador e clube
A renovação de contrato foi alinhada em outubro, porém, não chegou a ser assinada por nenhuma das partes. O acordo previa um novo vínculo até dezembro de 2028, com um aumento salarial significativo, uma vez que Gabigol não teve aumento desde a compra definitiva em janeiro de 2020.
No entanto, algumas partes da diretoria rubro-negra não ficaram satisfeitas com as condições propostas, especialmente em relação ao longo prazo do contrato, considerando a performance do jogador em 2023.
O presidente Landim assegurou que fará uma nova proposta:
“A gente vai fazer uma proposta. (…) O Gabigol vai ter essa oportunidade para ele decidir. Então não dá para a falar unilateralmente se a gente conta com ele ou não. Certamente vamos querer contar, mas pode ser que ele tenha outras oportunidades melhores do que jogar no Flamengo. Vai estar na mão dele decidir isso.”
A suspensão de Gabigol
Sobre a suspensão de Gabigol, Landim manifestou otimismo, alinhando-se ao vice-presidente de futebol Marcos Braz quanto à possibilidade de reverter a pena. No entanto, não escondeu a preocupação em relação à situação.
O mandatário reconheceu que a contratação de Carlinhos, vice-artilheiro do Campeonato Carioca pelo Nova Iguaçu, foi uma medida para suprir a lacuna deixada pela ausência do camisa 10:
“É claro que ele preocupa, é um jogador importante, foi muito importante na história do Flamengo, e a gente conta ainda com ele para esse ano. Nós continuamos confiantes na reversão dessa decisão na Suíça, mas temos que nos preparar. Fizemos agora um movimento recente que já ficou público exatamente para cobrir uma eventual lacuna de ficar sem ele durante alguns jogos. A gente não controla o tempo necessário para que ele possa ser novamente julgado.”