José Cifuentes terá um reencontro especial com o clube que o projetou para o futebol equatoriano e internacional. Foi na Universidad Católica, adversária na estreia do Cruzeiro na Copa Sul-Americana, que o volante foi revelado e ganhou projeção para ter chances na seleção do Equador.
Reforço do Cruzeiro na temporada, Cifuentes passou pelas categorias de base da Universidad Católica, atuando nos times Sub-17 e Sub-19. No profissional, acumulou 13 jogos.
Foi em 2019 que Cifuentes começou a chamar atenção no cenário mundial. Após ser emprestado ao América de Quito, o jogador despertou interesse do Grupo City.
No entanto, um acordo não foi alcançado com a Universidad Católica na época. O volante se destacou no Sul-Americano Sub-20 e foi convocado para o Mundial da categoria.
A carreira de José Cifuentes
Pela seleção de base, José Cifuentes teve um desempenho notável. No Sul-Americano, marcou um gol em nove jogos. Já no Mundial Sub-20, onde o Equador conquistou o terceiro lugar, participou dos sete jogos, também marcando um gol.
Curiosamente, na época, era treinado por Jorge Célico, que hoje comanda a Universidad Católica, adversária do Cruzeiro.
Cifuentes deixou o Equador em 2019, antes de ser negociado com o Los Angeles FC. Nos Estados Unidos, teve uma passagem bem-sucedida, conquistando a MLS e sendo vice-campeão da Liga dos Campeões da Concacaf, perdendo a decisão para o León, então clube do técnico Larcamón e do volante Lucas Romero.
Larcamón avalia cenário da Sul-Americana
O Cruzeiro estreia na Copa Sul-Americana nesta quinta-feira, às 21h (horário de Brasília), em Quito, Equador, contra a Universidad Católica. O adversário, que goleou no fim de semana com seus titulares, apresenta um desafio considerável.
O técnico Nicolás Larcamón está avaliando cuidadosamente suas opções para montar a equipe, especialmente considerando o segundo jogo da final do Campeonato Mineiro no próximo domingo:
“Acho que temos a capacidade de (jogar) sem perder força… estamos trabalhando para enfrentar esse jogo com algumas mexidas, se for preciso, sem perder a relevância do jogo de quinta-feira. Achamos que temos que ir ao Equador, mudando já o chip, mesmo sabendo do jogo de domingo, em que queremos ganhar e ser coroados com títulos. Temos a capacidade de pontuar no Equador e é para isso que vamos trabalhar.”
A estratégia da Raposa
Larcamón deve realizar mudanças significativas na equipe, principalmente no meio-campo. Jose Cifuentes, volante equatoriano, é um dos jogadores que têm chances de ganhar uma vaga na equipe titular.
No setor ofensivo, o Cruzeiro também deverá passar por alterações, com a possibilidade de Rafael Papagaio entrar na equipe.
Os trabalhos começam nesta segunda-feira (1) na Toca da Raposa. O time viajará na terça-feira para o Equador. No fim de semana, o Cruzeiro observou a Universidad Católica golear o Orense por 5 a 1 pelo Campeonato Equatoriano, no estádio Atahualpa, em Quito, o mesmo local da partida na Sul-Americana.
O técnico Jorge Celico escalou a equipe titular e praticamente garantiu a vitória no primeiro tempo, quando fez 3 a 1. Com essa vitória, a equipe chegou aos 10 pontos na quarta colocação. Os gols foram marcados por Quevedo, Martínez, Minda (dois) e Mauro Díaz.
A Universidad Católica atuou com: Romo; Anangonó, Grillo, Vallecilla e Loor; Martínez, Minda, Díaz e Luciano Nieto; Quevedo e Cifuentes.