“A quem será confiado o comando técnico do Bayern de Munique?” é a pergunta que paira não apenas sobre os dirigentes, mas também sobre os torcedores do clube alemão.
Mesmo com a equipe ainda na disputa pela Champions League – enfrentando o Atlético de Madrid nas quartas de final – o clube já confirmou que Thomas Tuchel deixará o comando ao término de uma temporada desafiadora, marcada pela iminente perda do título da Bundesliga após 11 conquistas consecutivas.
Torcedores pedem por novo treinador
Antes do clássico do último sábado (30) contra o Borussia Dortmund – a derrota por 2 a 0 que fez Tuchel jogar a toalha na briga pelo título alemão -, o portal esportivo “GE” conversou com torcedores do Bayern para saber quais treinadores estão mais cotados.
Não há consenso, mas dois nomes despontam. Um deles é o de Julian Nagelsmann, o jovem treinador de 36 anos da seleção alemã, que já teve uma passagem por uma temporada e meia no Bayern (de 2021 a 2023).
Outra opção lembrada pela torcida é o espanhol Xabi Alonso, atual sensação do futebol alemão, que está muito próximo de levar o Bayer Leverkusen ao seu primeiro título da Bundesliga.
Curiosamente, os torcedores do Bayern mantêm o sonho do retorno de Xabi Alonso ao clube – foi lá que ele encerrou a carreira de jogador, em 2017 – mesmo sabendo que o espanhol anunciou sua permanência no Leverkusen na próxima temporada.
Pizarro também quer Xabi Alonso
Ex-jogador do Bayern, o peruano Claudio Pizarro também expressou seu desejo de ver Alonso assumindo a equipe bávara. Os dois jogaram juntos no Bayern na temporada 2014/15.
“Xabi Alonso seria perfeito, mas acho que ele não vem, então temos que achar outra solução”, falou o peruano em entrevista às vésperas do clássico contra o Borussia Dortmund.
Pizarro acredita que o principal desafio do próximo comandante da equipe bávara será conquistar o elenco. Ele destaca essa característica em Jupp Heynckes, antigo técnico do Bayern, que levou o time à tríplice coroa em 2012/13 (Champions League, Campeonato Alemão e Copa da Alemanha).
“Em 2013, quando nós ganhamos tudo, nós tínhamos Jupp Heynckes como treinador. Era um técnico muito experiente, ele sabia exatamente como falar com cada jogador, sabia exatamente como dizer, o que dizer e quando dizer. Todos os jogadores gostavam muito dele, nós dávamos nosso melhor por esse treinador.”
“Ele foi um técnico especial para nós, porque ele sabia como lidar com os jogadores. Não é fácil lidar com muitos egos, divas às vezes, mas ele tinha uma personalidade certa para fazer isso”, completou o treinador.
“Eu diria que o Bayern tem muitos bons jogadores. No fim, você precisa de uma pessoa que saiba lidar com isso, tentando deixar todos felizes, e isso é muito difícil em um time”, finalizou Pizarro sobre a possível chegada de Xabi Alonso.
Outras opções
Além de Nagelsmann e Alonso, outros nomes que surgem como possíveis candidatos para o cargo de treinador do Bayern de Munique incluem o francês Zinedine Zidane, conhecido por suas conquistas no Real Madrid, especialmente o tricampeonato da Champions League (2016, 2017 e 2018).
Além dele, estão sendo cotados o italiano Roberto de Zerbi, atualmente no Brighton, e o alemão Ralf Rangnick, que está à frente da seleção da Áustria, classificada para a Eurocopa.