O técnico do Atlético-MG, Gabriel Milito, não estará à beira do campo na estreia do time na Conmebol Libertadores. A primeira partida da fase de grupos será na próxima quinta-feira (4), contra o Caracas, às 19h (de Brasília).
O primeiro jogo do Galo acontecerá no estádio Olímpico da UCV, na Venezuela. O treinador cumprirá suspensão, e o time mineiro terá Leandro Ávila no comando da equipe.
A ausência de Gabriel Milito
O técnico foi expulso em agosto do ano passado, quando comandava o Argentinos Juniors, na partida contra o Fluminense, no Maracanã, pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores.
O time argentino foi eliminado após a derrota para o Tricolor Carioca. Uma confusão entre as comissões foi o que resultou na expulsão de Milito, que cumprirá um jogo de suspensão.
Seu auxiliar, Leandro Ávila, assumirá o comando da equipe. O argentino chegou junto de outros quatro profissionais para formar a comissão técnica de Milito no Galo.
Antes, Felipão tinha apenas Pracidelli como braço direito. O restante da comissão era formado pelos membros da comissão técnica fixa do próprio Galo.
A comissão de Milito no Galo
Leandro é o auxiliar-técnico de Milito. Ele foi um meia revelado nas categorias de base do Independiente, da Argentina. Ele foi companheiro do treinador atletico entre 1998 e 2000.
Desde que o técnico argentino iniciou seu trabalho comandando equipes de base do Independiente, em 2013, Leandro tem sido seu auxiliar.
Ou seja, esteve ao lado de Milito nos trabalhos pelo time de Avellaneda, Estudiantes, O’Higgins (Chile) e Argentinos Juniors.
Os outros nomes são:
- Sergio Di Bartolo, aos 40 anos, é um parceiro de longa data de Milito. Esteve com o “Marechal” em seus trabalhos como técnico, inicialmente como treinador de goleiros. Assim como no Argentinos Juniors, ele agora desenvolverá um trabalho na preparação física do Galo. Cristiano Nunes, que antes desempenhava o papel de preparador físico, agora atua como coordenador da área.
- Juan Manuel Cortes, conhecido como “Ken”, é um ex-atacante revelado pelo Belgrano. Ele começou a trabalhar com Gabriel Milito em 2021, no Argentinos Juniors. Cortes é especialista em análise de desempenho por meio de vídeos.
- Patricio Morales é o psicólogo que completa a comitiva de Gabriel Milito. Ele também começou a trabalhar com o treinador na sua chegada ao Argentinos Juniors, sendo o principal responsável pelo trabalho na equipe principal. No Atlético Mineiro, Morales atuará ao lado da psicóloga Michelle Rios.