O Liverpool já está mirando outro alvo após Xabi Alonso anunciar que permanecerá no Bayer Leverkusen na próxima temporada. O técnico português Rúben Amorim, de 39 anos, surge como principal candidato para substituir Jürgen Klopp.
Amorim está à frente do Sporting, de Portugal, desde 2020. Ao todo, o treinador já acumula mais de 200 jogos pelo clube.
Segundo o jornal “The Telegraph”, o valor para contratar o treinador português é de 12,8 milhões de libras, cerca de 81 milhões de reais. Além disso, de acordo com o periódico, esse valor diminuirá para 8,5 milhões de libras no verão de 2025, aproximadamente 54 milhões de reais.
Rúben Amorim garante concentração
Na coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira após a vitória do Sporting por 2 a 1 sobre o Estrela Amadora, Rúben Amorim foi questionado sobre o interesse do Liverpool em seu trabalho. No entanto, o técnico descartou uma eventual saída.
De acordo com o treinador, o seu compromisso é com o clube português. “Sou treinador do Sporting e apenas do Sporting”, destacou o comandante português.
Rúben Amorim foi fundamental para encerrar uma longa seca de 19 anos sem o título português para o Sporting, conquistando o campeonato na temporada 2020/2021. Sob o seu comando, o clube lidera a atual edição com 68 pontos e está na busca pelo seu 20º título no torneio.
A decisão de Xabi Alonso sobre sua carreira
Sensação na Alemanha, Xabi Alonso anunciou que permanecerá no Bayer Leverkusen na próxima temporada. O próprio técnico espanhol fez o anúncio nesta sexta-feira (29).
Embora tenha despertado interesse do Bayern de Munique e do Liverpool, clubes pelos quais atuou como jogador, ele descartou uma mudança neste momento.
“Eu quis usar essa pausa internacional para refletir melhor e tomar uma decisão. Na semana passada, tive uma reunião (com a diretoria) em que informei minha decisão de continuar sendo o técnico do Bayer Leverkusen. Creio que este é o lugar certo para me desenvolver como treinador.”
“Os jogadores me deram muitas razões para continuar acreditando no time. Pelo desejo de ter uma grande temporada, sinto que meu trabalho não está acabado aqui”, revelou Xabi Alonso.
Ligação com outros clubes
Contratado em outubro de 2022, Xabi Alonso tem um acordo com o Bayer Leverkusen válido até junho de 2026. Seu vínculo foi prorrogado em agosto do ano passado, quando surgiram rumores de que ele poderia substituir Carlo Ancelotti no Real Madrid, embora essa saída do italiano não tenha se confirmado.
Desta vez, ele rejeitou o interesse do Bayern e do Liverpool. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, especializado no mercado de transferências, uma cláusula de rescisão no contrato do treinador espanhol ficará ativa a partir do meio de 2025.
O treinador, inclusive, comentou sobre a ligação que tem com os clubes na qual já atuou nos seus tempos de jogador:
“É claro que tem clubes com que tenho ligação, em que joguei. Eu os respeito e não é correto falar sobre eles agora. É mais sobre a convicção que tenho de que estou no lugar certo, no Bayer Leverkusen, e quero seguir crescendo com o clube e com os jogadores. Nesta fase da minha pequena carreira como técnico, é muito cedo para falar dessas coisas.”