Para muitos, um amistoso pode parecer não ter grande importância, mas para o volante Paulinho, a situação é diferente no Corinthians. O jogo de teste contra o Londrina, agendado para esta quarta-feira (27) em Cascavel, pode significar muito mais, já que marca seu retorno após uma grave lesão no joelho, ocorrida há dez meses.
António Oliveira relacionou Paulinho para integrar a delegação que viajará até o Paraná para o amistoso. A expectativa em torno da participação do volante de 35 anos é enorme.
Volante não tinha um prazo
Embora esteja treinando regularmente com o restante do elenco, o Corinthians optou por não estabelecer um prazo para o retorno do jogador. No entanto, sua evolução nas últimas semanas, com a participação em atividades intensas, tem recebido elogios internos.
O volante não jogou desde o dia 24 de maio de 2023, quando rompeu o ligamento do joelho esquerdo durante a partida contra o Argentinos Juniors, em Buenos Aires, pela Copa Libertadores.
Essa foi a segunda lesão de Paulinho em um intervalo de apenas sete meses. Após se recuperar da primeira cirurgia ligamentar, a nova lesão fez o volante cogitar a possibilidade de se aposentar aos 34 anos, como ele revelou em uma entrevista na semana passada.
Paulinho é considerado um grande apoio
Com contrato válido até 30 de junho, Paulinho tem desempenhado um papel de apoio no dia a dia, oferecendo orientação aos jogadores mais jovens do elenco e aos recém-contratados. O volante admite que está considerando assumir algum cargo de gestão após se aposentar dos gramados.
Desde seu retorno ao Corinthians, em 2022, Paulinho participou de 39 jogos e marcou seis gols. Ao longo de sua carreira no clube, acumula um total de 206 partidas e 40 gols, conquistando quatro títulos: o Brasileiro (2011), a Libertadores (2012), o Mundial de Clubes (2012) e o Campeonato Paulista (2013).
Atividades antes de jogo-treino
O Corinthians realizou o último treino na manhã desta terça-feira (26) no CT Joaquim Grava, concluindo os preparativos para o amistoso contra o Londrina. A partida está marcada para quarta-feira, às 20h (horário de Brasília), no estádio Olímpico Regional, em Cascavel.
Uma novidade no treinamento desta manhã foi a presença do atacante paraguaio Romero, que retornou após o amistoso de sua seleção contra a Rússia ser adiado. A expectativa é que o jogador seja relacionado para o teste contra o Londrina.
Por outro lado, Félix Torres, que estava defendendo o Equador na Data Fifa, ainda não se reapresentou e é dúvida para a partida.
Os jogadores realizaram uma ativação física na academia antes de seguirem para o aquecimento no gramado. O elenco foi dividido em grupos para as atividades do dia.
O técnico António Oliveira organizou um trabalho tático e de bolas paradas, tanto ofensivas quanto defensivas, com alguns atletas focados no amistoso. Enquanto isso, os demais participaram de um treino integrado com a equipe sub-20 do clube.