Nesta terça-feira (26), na Argentina, está em andamento o julgamento dos jogadores de futebol José Ignacio Florentín, Sebastián Sosa, Braian Cufré e Abiel Osorio, todos do Vélez Sarsfield.
Os quatro atletas, que foram afastados do clube, são acusados de agressão sexual por uma jornalista de 24 anos. O suposto estupro teria ocorrido na noite de 3 de março, em um hotel na cidade de Tucumán.
O depoimento da vítima
Enquanto o julgamento do caso prossegue, a imprensa argentina tem destacado o depoimento impactante da denunciante contra os jogadores no tribunal:
“Em primeiro lugar, vou começar dizendo que esta vai ser a minha prisão, porque a minha vida tem sido um inferno e uma prisão há três semanas, parece uma loucura. Existem os meios financeiros e as possibilidades de pena também.”
Não me parece justo que (os jogadores) passem o resto do julgamento numa casa, numa casa de campo, com piscina, com campo de futebol e se divertindo, enquanto minha vida tem sido um inferno há três semanas”, disse a jovem.
Durante seu depoimento, a jovem abordou a situação atual dos réus: Sebastián Sosa está em liberdade condicional, enquanto seus três companheiros estão em prisão domiciliar em Tucumán.
Além disso, em outro momento do depoimento, a jovem relatou que sua identidade foi vazada pelos próprios jogadores, o que causou prejuízos em sua vida pessoal e profissional:
“Não posso ir sozinha, nem mesmo comprar um livro no shopping por causa da forma como as pessoas olham para mim. Os comentários que chegaram até mim foram aberrantes. Eles não apenas tiraram minha dignidade e minha sexualidade, tiraram minha carreira, os sonhos, a felicidade, o sorriso e, acima de tudo, a vontade de viver. Mas, continuo viva e mais forte do que nunca e, por isso, vou denunciar, para que seja feita justiça.”
A versão dos jogadores
Florentín admitiu ter tido relações sexuais com a mulher. No entanto, o jogador alegou que estas foram consentidas.
Por sua vez, Braian Cufré, que também reconheceu ter mantido relações sexuais com a jovem, afirmou que não houve qualquer manifestação contrária por parte dela durante o tempo em que estiveram juntos.
“Tenho duas filhas pequenas e, se tivesse ouvido alguma coisa, teria intervindo”, falou o jogador sobre o depoimento da vítima.
Abiel Osorio, por sua vez, declarou “não ter sentido vontade de ter relações com a jornalista”. Segundo ele, houve apenas uma troca de carinhos entre eles.
Sebastián Sosa relatou que não teria participado do ocorrido. O jogador alegou que estava trocando mensagens com a esposa, que estava comemorando aniversário naquele dia, em um local diferente.