O jogo contra o Talleres, em Córdoba, será a estreia do São Paulo na Conmebol Libertadores. Mais do que isso, será o 100º jogo do lateral-direito Rafinha com a camisa tricolor. A partida está marcada para o dia 4 de abril.
Desde sua chegada ao clube, o capitão da equipe acumulou 50 jogos em 2022, 45 em 2023 e mais quatro nesta temporada atual. Seu jogo de número 99 foi na eliminação do São Paulo contra o Novorizontino, em partida válida pelas quartas de final do Paulistão, no Morumbi.
O histórico de Rafinha
Campeão da Libertadores de 2019 pelo Flamengo, o jogador de 38 anos disputará sua última edição do torneio neste ano. Isso porque ele deixou claro que pretende se aposentar em dezembro deste ano.
Ele participou pela última vez da Libertadores em março de 2020, quando jogou na estreia do Flamengo, que venceu por 3 a 0 contra o Barcelona de Guayaquil, do Equador, no Maracanã. Depois disso, o lateral acertou sua transferência para o Olympiacos, da Grécia.
No ano seguinte, em 2021, foi contratado pelo Grêmio para reforçar o time na fase de grupos da Libertadores. No entanto, a equipe tricolor foi eliminada ainda na fase preliminar para o Independiente del Valle, poucos dias após o anúncio do jogador. Sua passagem pelo clube gaúcho durou 43 partidas naquela temporada.
Com alguns problemas de lesão, Rafinha entrou em campo apenas quatro vezes nesta temporada. Depois de participar da quebra do tabu contra o Corinthians e da vitória na Supercopa contra o Palmeiras, ele ficou fora das partidas para tratar um problema no tendão semitendíneo da perna esquerda.
Trabalhos e foco na estreia da Libertadores
O elenco do São Paulo voltou aos treinos na manhã da última segunda-feira (25), depois de um dia de folga, dando início a mais uma semana de preparação. O foco do time de Thiago Carpini está na estreia na Copa Libertadores. O primeiro jogo será contra o Talleres, na Argentina, no dia 4 de abril.
A atividade no CT da Barra Funda foi dividida em duas etapas. No início, os preparadores físicos lideraram exercícios de força e potência, realizados tanto no REFFIS Plus quanto no gramado.
Em seguida, na segunda parte das atividades, os jogadores do São Paulo participaram de um trabalho focado em posse de bola e transição em espaços reduzidos.
O retorno de Bobadilla
Enquanto isso, Bobadilla é aguardado de volta ao CT durante a semana. Ele estava com a seleção do Paraguai em viagem para a Rússia para um amistoso de Data Fifa. O jogo, no início, estava agendado para a segunda-feira (26).
No entanto, o jogo acabou sendo cancelado devido a um atentado terrorista em uma casa de shows, que resultou em mais de 100 mortos.
O meio-campista está liberado da seleção e aproveitou a estadia em Assunção para resolver questões burocráticas relacionadas à documentação. Sua volta ao São Paulo está prevista para o treino de quarta-feira (27).
O elenco do São Paulo terá seis dias seguidos de treinamento nesta semana, realizados de segunda a sábado, todos pela manhã. Até o momento, não há programação de jogo-treino para este período sem partidas oficiais.